Peregrinos com Maria pelas fontes da alegria pascal

Saudação

Destina-se esta Carta Pastoral a anunciar a todos os diocesanos desta amada Igreja do Porto a alegria de Jesus Ressuscitado, que hoje celebramos. Lembramos e acompanhamos, com particular afeto e afirmada proximidade, nesta hora de Páscoa as famílias que sofrem horas de dor, de provação ou de luto. A nossa presença e a nossa palavra, muitas vezes feita simplesmente de silêncio e de respeito diante de quem sofre, entrecortados de oração, querem dizer que, à luz da Páscoa, Cristo faz sua a nossa cruz para que façamos também nossa a sua Páscoa.

Vimos no contexto desta mesma fé e da alegria pascal que Jesus nos mereceu anunciar os momentos maiores e realçar as etapas determinantes do nosso itinerário pastoral, vivido sob o lema: «Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria».

Entre muitos outros momentos e iniciativas pastorais das paróquias, vigararias, comunidades religiosas, instituições, serviços diocesanos, secretariados e movimentos apostólicos ousamos destacar os que relevam um acrescido sentido diocesano.

Importa que todos nos mobilizemos para a sua preparação e nos sintamos convocados para neles participarmos.

MÊS DE MARIA, recitação do Terço todos os dias. Na capela: 2ª a 6ª-feira às 18h45, Domingo às 08h30. Na igreja: 2ª a 6ª-feira às 21h15, sábado às 16h e Domingo às 18h30.
PREPARAÇÃO PARA A FESTA DA EUCARISTIA, será nos dias 23 e 24 de Maio às 18:30, na Igreja Paroquial.
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO, DIA 26/MAIO, celebraremos a Eucaristia às 9:00 horas na capelinha da Ajuda, 11:15 e 19:00 horas na Igreja. Na Eucaristia das 11:15 horas celebramos a Festa da Eucaristia. De tarde teremos Vésperas solenes às 16:00 horas na Igreja da Trindade seguindo-se a Procissão do Corpo de Deus até ao Terreiro da Sé.
DIA 27/MAIO, a seguir à Oração do Terço, reunirá a Comissão Permanente.
COZINHA MISSIONÁRIA, DIA 29/MAIO A Comunidade Fé e Luz da Senhora da Ajuda e os Jovens d'Ajuda preparam a 4ª edição, com sabores da cozinha angolana. Esta iniciativa conta com a participação dos jovens professos espiritanos que entre nós são sinal da universalidade da Missão.
PEREGRINAÇÃO À POLÓNIA, DE 25 A 31/AGOSTO - Na sacristia poderá recolher todas as informações e condições da viagem. As inscrições terminam a 31 de Maio!

A Cruz Peregrina das Jornadas Mundiais da Juventude estará na nossa Paróquia no dia 17 de Maio às 21 horas.

Itinerário-programa da peregrinação da Cruz das JMJ na Diocese do Porto

Dia 15: 17h30 | Acolhimento da Cruz, vinda da Diocese de Aveiro em Vagos
           21h00 | Paróquia S. Pedro Furadouro
Dia 16: 21h30 | Paróquia Espinho
Dia 17: 21h00 | Paróquia N. Sra. da Ajuda (Porto)
Dia 19: 21h00 | Paróquia Gueifães-Maia
Dia 20: 21h00 | Paróquia Rebordosa
Dia 21: 15h00 | Paróquia Leça da Palmeira
            17h00 | Paróquia Fânzeres
            19h00 | Mosteiro Serra do Pilar
            21h30 | Paróquia Paços de Ferreira
Dia 22:  09h00 | Paróquia Pigeiros
            12h00 | Paróquia Cucujães
            20h00 | Entrega da Cruz à Diocese de Viana do Castelo no Seminário de Vilar

MÊS DE MARIA - Recitação do Terço todos os dias. Na igreja: 2ª a 6ª feira às 21h15, sábado às 16h e domingo às 18h30. Na capela: 2ª a 6ªfeira às 18h45, domingo às 08h30.
A CRUZ DAS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE - estará na nossa diocese já em maio. É uma oportunidade para os jovens portugueses expressarem a sua ligação ao movimento evangelizador centrado no essencial da vida cristã, através de um caminho de oração e reflexão. No dia 17, a nossa paróquia irá receber a CRUZ DAS JMJ, pelas 21h00, na Igreja Paroquial, estamos todos convidados a acolher a visita da Cruz, lembrando as palavras do Santo Papa João Paulo II: “Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização.”
PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA - dia 22 de maio. As inscrições poderão ser feitas na sacristia da igreja, até à próxima 4a- feira, dia 18.
COZINHA MISSIONÁRIA - No dia 29 de maio, a Comunidade Fé e Luz da Senhora da Ajuda e os Jovens d'Ajuda preparam mais uma viagem gastronómica. Na ementa desta 4a edição estão sabores da cozinha angolana.
PEREGRINAÇÃO À POLÓNIA - de 25 a 31 de agosto. Este Ano Santo, propomonos peregrinar à terra natal de João Paulo II e da Irmã Faustina, símbolos incontornáveis da devoção à Divina Misericórdia. Pode fazer a sua inscrição na sacristia da igreja paroquial, onde poderá recolher todas as informações e condições da viagem. As inscrições terminam a 31 de maio!

A Semana da Vida, que decorre de 15 a 22 de Maio, tem como documento de suporte a Carta Encíclica "Louvado sejas" sobre o cuidado da Casa Comum.
Com a finalidade de valorizar momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha, o Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou alguns apoios.
Está disponível um guião com propostas de reflexão para cada dia, sugestões para as Eucaristias dominicais, incluindo preces para a Oração Universal, a meditação dos Mistérios do Rosário e outros.
Saibamos aproveitar esta oportunidade para aumentar a nossa sensibilidade e a nossa responsabilidade face a tudo o que diga respeito à vida, desde a fecundação-implantação até à morte cerebral natural, nesta terra que é a nossa casa comum e que queremos limpa, cuidada, conservada e protegida com gestos co-criadores. Aproveitemos para ler e reflectir a Carta Encíclica "Louvado sejas", do Papa Francisco.

Mais info em: www.leigos.pt

25 a 31 de agosto

Inscrições até 31 de maio

Consulte aqui o programa completo.

22 de maio

Inscrições até 18 de maio na Sacristia da Igreja Paroquial.

Centro   Data início   Data fim   Horário   Local   Contacto para informações
Ajuda / Lordelo   03/06/2016   01/07/2016   Terças e Sextas; 21H30   Casa Diocesana de Vilar (Porto)   Maria José e António Firmino - 919 360 493
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Consulte aqui o calendário completo.

Iniciámos o mês dedicado a Maria, o mês de oração do terço na nossa comunidade.
Como vem sendo hábito, durante este mês a comunidade reunir-se-á todos os dias na nossa igreja para, em união, rezar a oração do terço. Aproveitamos assim para pedir a Maria as graças que só ela nos pode conceder.
As portas encontram-se abertas a todos os que se queiram juntar:

Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

Segunda a sexta-feira: 21h15
Sábados: 16h
Domingos: 18h30

      

Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda

Segunda a sábado: 18h45
Domingos: 08h30

 PROCISSÃO DE VELAS  - sexta-feira, dia 13 de maio, às 21:30 horas no bairro da Pasteleira (Bairro Antigo).
 REUNIÃO DE PAIS  - Para as crianças do 3.º ano de catequese, no sábado, dia 14 de maio, às 15:00 horas, no auditório da Igreja Paroquial.
 COMPROMISSO DOS ACÓLITOS  - no domingo de Pentecostes, dia 15 de maio, na Eucaristia das 11h15.
 PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA  - a 22 de Maio, as inscrições poderão ser feitas na sacristia da igreja.
 PEREGRINAÇÃO À POLÓNIA  - de 25 a 31 de Agosto. Este Ano Santo, propomo-nos peregrinar à terra natal de São João Paulo II e da Irmã Faustina, símbolos incontornáveis da devoção à Divina Misericórdia. Pode fazer a sua inscrição na sacristia da igreja paroquial, onde poderá recolher todas as informações e condições da viagem. As inscrições terminam a 31 de Maio!

A Comunidade Fé e Luz da Senhora da Ajuda e os Jovens d'Ajuda preparam mais uma viagem gastronómica. Na ementa desta 4ª edição estão sabores da cozinha angolana.

Esta iniciativa conta com a participação dos jovens professos espiritanos que entre nós são sinal da universalidade da Missão.

11H15 Eucaristia
13H00 Almoço
15H00 Animação

MÊS DE MARIA NA IGREJA PAROQUIAL - De 2ª a 6ª Feira pelas 21h15; Sábados às 16h00; Domingos pelas 18h30. Sempre com a comunidade Paroquial.
2ª Feira - Cursistas; 3ª Feira - Escola da Fé; 4ª Feira - Leitores; 5ª Feira - Rezar com os Maiores; 6ª Feira - Jovens.
MÊS DE MARIA NA CAPELA DO SENHOR E DA SENHORA DA AJUDA - De 2ª a Sábado pelas 18h45; Domingos às 8h30.
FESTA DO SENHOR E DA SENHORA DA AJUDA - No próximo domingo, dia 8 de maio (Ascensão do Senhor), pelas 09h00 - Eucaristia de Festa; pelas 16h00 - Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração de Vésperas.
ESCOLA DA FÉ E OUTROS GRUPOS - Espera-se que façam os seus encontros a seguir à Celebração do Mês de Maria, pelas 21h45.

Eucaristia solene na Capela às 9:00 horas.

Oração de Vésperas às 15:30 horas seguida de lanche na capela oferecido pela confraria.

Igreja Paroquial: Segunda a Sexta às 21:15 horas. Sábado às 16:00 horas. Domingo, às 18:30 horas.

Capela do Senhor e Senhora da Ajuda: Segunda a Sábado às 18:45 horas. Domingo às 08:30 horas.

Plano de Oração do Terço na Igreja Paroquial

Domi, 17, 18H30- Comunidade Dominical
Segun,18, 21H15- Acolhimento
Terça, 19, 21H15- Escola de S. Paulo
Quart,20, 21H15- Coral
Quint, 21, 21H15- Fé e Luz
Sexta, 22, 21H15- Jovens
Sábad,23, 16H00- Comunidade Dominical / Catequese

Não se sabe ao certo quando começou a devoção ao Senhor e à Senhora da Ajuda. Apenas se sabe que, normalmente, à história real está sempre associada uma lenda. E este caso, em nada é diferente. Reza a história que Nossa Senhora apareceu em sonhos a uma mulher de um marinheiro de Miragaia – Catarina Fernandes – ordenando-lhe que fosse a uma fonte que ainda hoje existe, a pouca distância do lugar da capela, e que veria uma pomba branca e uma pequena imagem Sua.

Confiante nos desígnios de Deus, a mulher afervorou a sua devoção a Nossa Senhora e certa manhã, após um segundo sonho, foi à misteriosa fonte.

Mal avistou a fonte, viu uma pomba branca a esvoaçar e ficou assombrada pela realidade e porque as silvas quase que cobriam a fonte, voltou para trás, para pedir ajuda ao marido.

Quando o encontrou foram os dois procurar a imagem de Nossa Senhora e descobriram-na entre o silvado.

Tiraram-Na dali e construíram-lhe uma ermida, dando-lhe o nome de Senhora do Ó, por ter aparecido no dia em que se celebra a Expectação do Parto (18 de Dezembro).

Contudo, a Senhora começou a fazer várias fugas para o lugar onde apareceu, até que um dia, entraram na barra do Douro nove navios ingleses e um deles ao chegar em frente à capela, e por mais esforços que fizesse, não conseguia mover-se para diante, como que agarrado ao fundo do rio.

A bordo desse mesmo navio vinha uma imagem de Jesus Crucificado, e uma vez que o Senhor queria desembarcar ali e ir morar na capelinha da Senhora o navio não seguiu avante.

Senhora da Ajuda

O que é certo é que logo que desembarcaram a imagem de Jesus Cristo e a colocaram na capelinha de Nossa Senhora, o navio começou a navegar, seguindo o seu caminho.

Com a colocação da imagem de Cristo Crucificado na ermida a Senhora suspendeu as fugas e a capelinha passou a albergar o Senhor e a Senhora da Ajuda.

.

 
 cartaz festas sr sra ajuda 2014

Próxima campanha de recolha de alimentos em supermercados: 31 de Maio e 1 de Junho.

banco alimentar recolha maio 2014

31 de Maio

Estamos todos convidados a estar presentes. 

A edição de 2014 do Ciclo de Seminário de História Religiosa, promovido pelo Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR), da Universidade Católica, é este ano subordinado ao tema “Espiritualidade, culto e devoções”. Propõe-se ser um espaço onde Investigadores de várias proveniências, que se dedicam a temáticas ligadas à História Religiosa, tenham a oportunidade de dar (maior) visibilidade aos seus projetos de investigação (já realizados e/ou em curso), partilhando os frutos do seu trabalho. Constituído por oito sessões, a realizar de janeiro a junho (seis sessões) e em outubro e novembro (duas sessões), que têm lugar na terceira segunda-feira de cada mês, entre as 18h e as 20h, nas instalações do campus Foz da Católica Porto. Entrada livre.

19 de maio | Sigilismo e Jacobeia: Caminhos para uma investigação? - Zulmira Santos (CITCEM_FLUP)

16 de junho | A geografia das devoções na diocese do Porto no século XVIII - Helena Osswald (CITCEM_FLUP)

20 de outubro | Herculano e as espiritualidades do seu tempo - Pedro Villas-Boas Tavares (CITCEM_FLUP)

17 de novembro | Dinâmicas idenƟtárias e rituais dos protestantes e evangélicos em Portugal: do século XIX à atualidade - Helena Vilaça (Instituto de Sociologia_ FLUP)

historia religiosa 

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Oração pelas vocações

51º Semana das Vocações 

Pai Santo, que a todos nos chamas:

das casas e das famílias,
das escolas e das paróquias,
dos movimentos e dos grupos,
para sermos um só corpo em Jesus Cristo
e vivermos segundo o Espírito da verdade;
faz de nós autênticos discípulos,
no Matrimónio, no Sacerdócio,
na Vida Consagrada,
na missão e no serviço,
ao encontro do outro
para unificar a nossa existência
e testemunhar a alegria
e a beleza do Evangelho.

Ámen.

 
CartazRioinDouro

Partindo da constatação das inúmeras dificuldades sentidas pela grande maioria dos jovens diocesanos em poderem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude – Rio 2013, a Pastoral Juvenil na Diocese do Porto propõe esta forma alternativa de “viver” e “celebrar” essas mesmas Jornadas na nossa cidade e neste “nosso” Rio.
Assim, o Rio in Douro pretende ser um “mega encontro” dos jovens da Diocese do Porto que queiram viver e experimentar, em clima de festa, de alegria, de oração e de partilha, o “espírito” das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Centro de Cultura Católica do Porto oferece em maio/junho um ciclo alusivo aos dois novos Doutores da Igreja, orientado por Alexandre Freire Duarte, doutor em Teologia Espiritual pela Universidade Pontifícia Comillas (Madrid). Consta de uma conferência sobre cada um deles e da projeção de um filme sobre a vida de Hildegarda de Bingen.

2012-2013 doutores da igreja

28 a 31 de Maio 2013

cartaz pastoral saude 2013

Público-alvo: todos os agentes da Pastoral da Saúde: párocos/padres, profissionais da saúde, visitadores de Doentes de Hospitais e Paróquias, voluntários, Centros Sociais – Dirigentes e Colaboradores, Colaboradores dos Lares e Centros de dia/noite, ajudantes Familiares, Colaboradores dos SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), e toda a Comunidade em geral

Mensagem do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente

alt

No passado dia 22 de Maio, o Presidente da República, Taur Matan Ruak, o Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araujo e o eis-Presidente da República, Dr. José Ramos-Horta, condecorou vários membros de ordens religiosas com a medalha Dom Martinho Lopes. Entre outros foi homenageado o Padre José Lopes Baptista.

Para além desta medalha foi concedida também a medalha de mérito à Associação Paz e Justiça para Timor-Leste.


No seu discurso, o Chefe de Estado expressou a sua gratidão aos agraciados pelo seu apoio à luta de Timor-Leste pela independência.

Para saber mais: http://presidenttimorleste.tlpt-pt


Visitando as Ilhas da Terceira, do Pico, do Faial e de São Miguel


À semelhança de anos anteriores, também em 2012 a paróquia de N.ª Sr.ª da Ajuda fará o seu grande passeio, desta vez, pelos Açores.

Visitando as Ilhas da Terceira, Pico, Faial e São Miguel, com partida a 6 de Julho e chegada a 13 de Julho de 2012.

Já aceitamos inscrições, pelo que deixamos aqui o Programa Preliminar de Viagem, assim como a Ficha de Inscrição.






Dia Ascensão do Senhor

No próximo domingo, dia da Ascensão do Senhor, vamos celebrar a festa do Senhor e Senhora da ajuda.

Será na capela com a celebração das 09h00 da manhã seguida de uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento até às 11h00.

À tarde, às 18h30, na igreja paroquial, celebraremos a oração de vésperas. Nesse dia, na igreja paroquial, não celebraremos a oração do terço.

Festa do Senhor e da Senhora da Ajuda


Silêncio e palavra: caminho de evangelização

Mensagem de Bento XVI:

Amados irmãos e irmãs,

Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspeto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Procissão de velas na cidade da virgem

No dia 31 de Maio, uma quinta-feira, pelas 21h30, realizar-se-á uma procissão de velas para toda a cidade a sair da Igreja da Trindade e a regressar à mesma igreja:

  • Igreja da Trindade
  • Rua Fernandes Tomás
  • Rua de Santa Catarina
  • Rua de Passos Manuel
  • Rua Dr. Magalhães Lemos
  • Avenida dos Aliados
  • Igreja da Trindade

Nesse dia estaremos todos nessa procissão não havendo a celebração do rosário na nossa comunidade paroquial.


Família e Juventude

De 1 a 3 de Junho celebramos o encontro diocesano família e juventude.

No dia 1, sexta-feira, à noite, teremos a via-sacra juvenil na cidade do Porto.

No dia 2, sábado, durante o dia, teremos, no seminário de Vilar, o congresso que aborda as temáticas da família e da juventude. Na noite desse mesmo dia teremos a vigília dedicada também à juventude.

No dia 3, domingo, às 11h00, no palácio de Cristal, teremos a celebração das bodas matrimoniais (10, 25, 50 e 60 anos de casamento celebradas durante o ano de 2012) presididas pelo Sr. Bispo.

Os casais que quiserem participar e receber o diploma das mãos do nosso Bispo podem inscrever-se na sacristia (ficha de inscrição). As inscrições estão abertas até ao dia 18 de Maio. Apela-se a todos – jovens e famílias – à participação neste alegre evento celebrado na nossa diocese.

Ano pastoral 2011/2012


Calendário

1º volume: 19 de Maio – festa da Avé-Maria;
2º volume: 26 de Maio – festa do Pai-Nosso;
4º volume: 2 de Junho – festa da Palavra;
7º, 8º e 10º: 3 de Junho – festa da Vida;
3º volume: 7 de Junho – festa da Eucaristia;
5º e 6º volume: 10 de Junho – festa do Compromisso e Profissão de Fé.

Fé e Luz está em festa!

Encontro de Lourdes 2011   
Na Páscoa de 1971 (09, 10 e 11 de Abril) foi realizada uma grande peregrinação com amigos especiais, suas famílias e amigos,

ao Santuário de Lourdes. No final da peregrinação e a todos os que estavam presentes, Jean Vanier deixou uma mensagem, «Ide para casa e continuai a reunir-vos em pequenas comunidades e fazei o que o Espírito Santo vos inspirar». Assim no dia 12 de Abril de 1971 (segunda feira de Páscoa) nasce a Barca (símbolo do Movimento Fé e Luz), fruto da vivência dessa peregrinaçãoE a luz do Espírito Santo foi-se espalhando pelo mundo fora.
Vinte e dois anos depois, no dia 25 de Abril de 1993, surge a Barca da nossa paróquia, que este ano, foi convidada, juntamente com as outras comunidades portuguesas, a peregrinar a Lourdes para, junto da Mãe, recordar a Páscoa de 1971. Fomos representados por 6 elementos: 2 amigos especiais, 3 amigos e 1 mãe.
A alegria (elemento essencial no nosso movimento) acompanhou a peregrinação: a alegria da preparação, do envio, da viagem, do reencontro, da fragilidade, da paixão e entrega, da reconciliação, da ressurreição! Foram estes os momentos essenciais de vivência e reflexão que ainda ressoa aos “Mensageiros da Alegria”, missionários de lançar a alegria de sermos Cristãos!


Ler mais sobre o grupo Fé e Luz Ler mais


O Pentecostes, fundamento da “nova evangelização”


Com sua vinda entre nós, Jesus Cristo, comunicou-nos a vida divina, que transfigura a face da terra, fazendo novas todas as coisas (cf. Ap. 21, 5). A sua Revelação envolveu-nos não apenas como destinatários da salvação 

que nos foi dada,mas também como seus arautos e testemunhas.O Espírito do Ressuscitado capacita-nos, assim, a difundir o Evangelho de forma eficaz em todo o mundo. É a experiência da primeira comunidade cristã que via a Palavra propagar-se através da pregação e do testemunho (cf. Act. 6, 7).

Cronologicamente, a primeira evangelização teve início no dia de Pentecostes quando os apóstolos, reunidos em oração no mesmo lugar, com a Mãe de Cristo, receberam o Espírito Santo. Aquela, que nas palavras do Arcanjo éa “cheia de graça”, encontra-se, assim, no caminho da evangelização apostólica e em todos os caminhos em que os sucessores dos Apóstolos se mobilizaram para anunciar o Evangelho.