No dia 26 junho vamos dar início às comemorações dos 50 anos da nossa Comunidade.
Programa:
10h30 - Concentração na escola EB1 da Pasteleira, “nossa primeira casa”, seguindo-se a procissão litúrgica até à Igreja.
11h15 - Celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo auxiliar D. Pio Alves.
12h30 - Inauguração da exposição evocativa dos 50 anos.
13h00 - Almoço comunitário no adro da Igreja. O bilhete para o almoço vale 10 pr€ndas, inclui uma rifa e reverte a favor das necessidades da paróquia. Pode adquirir o seu junto das pessoas habituais ou nas sacristias da Capelinha e da Igreja.
15h30 - Tarde animada.


Este aniversário só faz sentido com a sua presença e a de tantos outros que ajudaram a construir esta Comunidade! Passe a palavra!

 REUNIÃO DE COORDENADORES , DIA 6/JUNHO, ÀS 21:30 HORAS, numa das salas da Igreja Paroquial para preparação do 50º aniversário da Igreja Paroquial.
 FESTA DA VIDA , DIA 12/JUNHO, na Eucaristia das 11:15 horas.
 50º ANIVERSARIO DA IGREJA PAROQUIAL , 26/JUNHO Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo D. Pio Alves, seguida de almoço comunitário no adro
da Igreja.
 PEREGRINAÇÃO À POLÓNIA , DE 25 A 31 DE AGOSTO. As pessoas interessadas devem de entrar em contacto com o responsável.

Com o intuito de apoiar as Colónias de Férias, a Companhia Sabor a Teatro apresentará uma comédia de William Shakespeare no próximo dia 11 de Julho na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira (Torres) pelas 21:30. A entrada é livre, contudo agradecemos a generosidade de quem quiser e poder contribuir. Não falte!

Na próxima quarta-feira, 1 de julho, teremos o encerramento dos encontros da escola da fé. Todos os participantes nestes encontros de formação devem encontrar-se às 21:00 horas no adro da Igreja paroquial. Depois, partiremos para um lugar a combinar, para fazermos este encerramento com festa.

Na sexta-feira, 3 de julho, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos a reunião da Comissão Permanente com todos os coordenadores dos grupos paroquiais.

As inscrições para a catequese devem fazer-se nos meses de Julho, Agosto e Setembro. Se tem familiares ou amigos com crianças que fazem seis anos em 2015 faça-lhe chegar este convite.

Na próxima terça-feira, 23 de junho, a partir das 20:00 horas, há festa de São João para as duas paróquias, no adro da Igreja de Lordelo do Ouro. O lucro dessa festa reverte a favor das colónias de férias 2015.

O sacramento da confirmação para as paróquias da Vigararia de Porto Poente (diocese do Porto) ocorrerá no próximo dia 27 de Junho na Sé Catedral às 10h30. Seis adolescentes da nossa paróquia serão crismados.

No próximo domingo, 28 de junho, temos o encontro fé e luz. Inicia com a Eucaristia das 11:15 horas, seguido de almoço e animação.

No sábado, 12 de Setembro, temos o nosso passeio paroquial. Estão abertas as inscrições na sacristia da nossa Igreja.

"Criar um espaço de reflexão sobre a catequese como iniciação à vida na fé e o itinerário catequético"

Carta Encíclica «Laudato Si» do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum: «LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Leia aqui o texto completo: http://w2.vatican.va

do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum

1. «LAUDATO SI’, mi’ Signore – Louvado sejas, meu Senhor», cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras».

2. Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.

O Papa Francisco afirmou hoje que a festa do Corpo de Deus, que se celebra este domingo em muitos países, evoca uma "mensagem solidária" e não permite que se fique indiferente diante de quem "não tem pão".

"Quem se alimenta do Pão de Cristo não pode ficar indiferente diante de quem não tem pão para cada dia", disse o Papa na mensagem que antecede a oração dominical do Angelus, no Vaticano, acrescentando que se trata de um "problema cada vez mais grave"

"A festa de hoje evoca esta mensagem solidária e motiva-nos a acolher o inseparável convite à conversão, ao serviço, ao amor e ao perdão. Estimula a nos tornarmos, com a vida, imitadores do que celebramos na liturgia", sustentou o Papa na mensagem que dirigiu aos peregrinos que o ouviam na Praça de São Pedro e em todo o mundo através dos meios de comunicação social.

A organização do Festival Jota 2015, maior iniciativa de música cristã em Portugal, anunciou hoje que o cartaz do evento está "fechado", incluindo as presenças portuguesas da anfitriã 'Banda Jota', a banda Yeshua e os Godstones.

A oitava edição da iniciativa acontece este ano em Faro, na Diocese do Algarve, de 31 de julho a 2 de agosto.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os promotores do festival de verão adiantam a presença dos Maresia, ligados ao Corpo Nacional de Escutas, e de Claudine Pinheiro, que pretende apresentar um novo álbum, "ambos em concerto intimista.

A Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Cracóvia de 26 a 31 de julho de 2016 com o lema: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Será precedida pela chamada, pré-jornada nas dioceses, em vários lugares da Polônia de 20 a 25 de julho.

A nível diocesano, a Jornada Mundial da Juventude realiza-se todos os anos no Domingo de Ramos, e é sempre acompanhada por uma Palavra do Evangelho, como foram: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (2014) e “Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus” (2015).

Durante o encontro com os jovens no Rio de Janeiro, o Papa Francisco pediu aos jovens, “de todo coração”, que lessem novamente as Bem-aventuranças para delas fazer um concreto programa de vida: “Olhe, leia as Bem-aventuranças, que lhe farão bem!”

A celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo decorrerá às 11h00 do dia 7 de Junho, na Igreja da Trindade e será presidida pelo Senhor D.António, Bispo do Porto.

O Cabido Portucalense informa que a tradicional Procissão Eucarística tem início na Igreja da Trindade (16h30), seguindo em direcção à Sé do Porto.

Programa:

11h00 - Celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
16h00 - Igreja da Trindade - Oração de Vésperas

16h30 - Igreja da Trindade/Sé do Porto - Procissão

Será celebrada missa após a procissão.

1.Reúne-nos neste domingo da Santíssima Trindade o desejo de celebrar a Eucaristia, com o olhar da fé voltado para Deus e com o olhar do coração voltado para as famílias. Viemos de todas as 22 vigararias da nossa Diocese para responder ao convite: “Abri a vossa Família à Alegria do Evangelho”. Saúdo com alegria as famílias que, neste 14.º Dia Diocesano da Família, aqui acorreram e agora renovam, diante de Deus e em Igreja, o seu projeto de vida, o seu compromisso de amor, o seu testemunho de fidelidade e o seu caminho de felicidade, ao celebrar 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio. Esta festa não é apenas uma festa de 1.300 casais, que hoje aqui se reúnem em jubileu. Esta, é a festa de todos os membros da família de cada um destes casais. Esta, é a festa de todas as famílias da nossa Diocese que, ao recordarem o seu matrimónio querem dar graças a Deus pelo amor, pela fidelidade, pela alegria e pela fecundidade do sacramento recebido.

2 dias: 12 a 13 de Junho

 

1º dia - 12 Julho - PORTO/ SANTIAGO DE COMPOSTELA

Comparência junto à Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, pelas 07h45 e partida às 08h00, com passagem pela Igreja de Lordelo do Ouro para receber os participantes desta Paróquia. Viagem por Valença do Minho (paragem em trânsito), com destino a Santiago de Compostela Instalação no Hotel Congreso****, em regime de pensão completa. Após o almoço, tempo livre no centro da cidade para visitas, tais como, a Catedral de fachada barroca, mundialmente famosa, onde acorrem os peregrinos que fazem os Caminhos de Santiago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz foi trasladado para aquele lugar. A Catedral, concebida como uma pequena cidade de pedra em redor de umas relíquias, evoluiu com vitalidade ao longo dos anos, sendo hoje um conjunto heterogéneo de estilos e tendências de diferentes séculos, que se foram sobrepondo. Românica no seu interior e barroca no seu exterior, a Catedral foi traçada no estilo francês das igrejas de Peregrinação. Visita ao centro histórico da cidade. No fim da visita, transporte ao hotel, jantar e alojamento.

Santiago de Compostela 

 

 La Toja  

2º dia - 13 de Julho - SANTIAGO DE COMPOSTELA / VILLAGARCIA DE AROSA / LA TOJA / EL GROVE (ALMOÇO LIVRE) / SANXENXO / PORTO

Pequeno-almoço no hotel e saída para participar na Santa Missa das 09h00, na Catedral de Santiago. Logo após a missa, viagem até Padrón e continuação pela zona das Rias Baixas, passando por Villagarcia de Arosa, Cambados até El Grove. Chegada a El Grove, capital do pescado e do marisco para almoço livre em restaurantes locais. No final de almoço, transporte ao Porto de El Grove, para embarque facultativo para um cruzeiro na Ria de Arosa, onde através do fundo de vidro dos catamarãs, poderá apreciar o mundo marinho, com vistas das culturas de mexilhões, ostras e vieiras, terão direito a prova de marisco a bordo. O preço normal é de 15€, mas sabendo-se de antemão quantas pessoas querem ir consegue-se preço e grupo ficando por 10€ / pessoa. Em hora a informar, início da viagem de regresso, passando por Sanxenxo e Pontevedra até ao Porto.

Consulte aqui o programa completo.

Outras informações e inscrições

Paróquia de Lordelo do Ouro 
Tlf. : 226 170 671

Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda
Tlf.: 226 183 409 

A celebração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo decorrerá às 11h00 do dia 22 de Junho, na Sé do Porto e será presidida pelo Senhor D.António, Bispo do Porto.

O Cabido Portucalense informa que a tradicional Procissão Eucarística tem início na Igreja da Trindade (16h30), seguindo em direcção à Sé do Porto.

Dia Mundial das Missões 2014

 papa francisco rezando

Queridos irmãos e irmãs!
Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu «em saída». O Dia Mundial das Missões é um momento privilegiado para os fiéis dos vários Continentes se empenharem, com a oração e gestos concretos de solidariedade, no apoio às Igrejas jovens dos territórios de missão. Trata-se de uma ocorrência permeada de graça e alegria: de graça, porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, dá sabedoria e fortaleza a quantos são dóceis à sua acção; de alegria, porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado a evangelizar o mundo, sustenta e acompanha a nossa obra missionária. E, justamente sobre a alegria de Jesus e dos discípulos missionários, quero propor um ícone bíblico que encontramos no Evangelho de Lucas (cf. 10, 21-23).

Mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, a Jornada Mundial da Juventude dá testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Ela tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo.

jmjrio2013

O CCC programou 2012/2013 em sintonia com o Ano da Fé e com os acontecimentos que a sua abertura evoca. Às propostas habituais do Curso Básico de Teologia, do Curso Complementar de Formação de Catequistas e da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos (Leitores, Acólitos, Salmistas e Músicos).


As inscrições nos Curso decorrem até 31 de Julho e de 3 a 28 de Setembro. Os alunos que já frequentaram as aulas no ano anterior devem renovar a sua inscrição.

Para mais informações: http://ccc.diocese-porto.pt/

alt

No próximo dia 20 de Junho, às 15h00, realizar-se-á, no Mosteiro de S. Bento da Vitória, a sessão pública de encerramento do projecto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto".

O projecto "Viagens com Alma" é uma iniciativa da Diocese do Porto que decorre entre 2010 e 2012 e promove, a par da realização do inventário do seu património em quatro concelhos do distrito do Porto, uma série de trabalhos artísticos e percursos turísticos. Pretende-se dar a ver o património – material e espiritual – de uma forma apelativa e inovadora, realçando simultaneamente as ligações profundas desta área geográfica à história e à influência da Ordem de Cluny.

http://www.viagenscomalma.eu

alt

... sobre o ano da Fé

ano-da-fe 2012

Caríssimos irmãos e irmãs da Diocese do Porto: Ouvidos o Conselho Presbiteral e o Conselho Pastoral, bem como os Vigários e Adjuntos, escrevemos-vos esta carta, referente ao próximo Ano da Fé e à sua preparação, especialmente no âmbito das vigararias. Saindo agora, permitirá a organização atempada das Jornadas Vicariais da Fé, que, de Novembro próximo a Junho de 2013, pontuarão programaticamente a vida diocesana.

jornadas catequese 2012

É este o tema das VIII Jornadas de Verão promovidas pelo Secretariado Diocesano de Catequese do Porto.

De 20 a 22 de Julho os participantes poderão frequentar um dos 5 cursos possíveis:

- Curso 1: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã em contexto de "emergência educativa"

- Curso 2: Evangelhos sinópticos: um itinerário iconográfico

- Curso 3: Viver e educar na/para a oração

- Curso 4: Família e educação: desafiar/motivar/acompanhar as famílias

- Curso 5: Lidar com comportamentos difíceis na catequese da infãncia: como intervir? Como prevenir?

Para aqueles que não têm disponibilidade de frequentar um curso, têm como alternativa a hipótese de se inscrever num dos cinco workshops que decorrão apenas no dia 22 de Julho (Celebrações: educar para a Liturgia; Dinâmicas: Adolescência ....e agora?; Catequese/Família: como elaborar um projecto intergeracional; Dinâmicas: criar laços com a família em catequese; Danças contemplativas).

Para mais informações e inscrições contactar o SDEC através do 226 056 052 ou do http://www.catequesedoporto.com/

O bispo do Porto vincou no domingo, Dia de Portugal, que a identidade de um país reside no apoio prestado aos mais carenciados e sublinhou que a história dos portugueses está marcada por problemas económicos difíceis.

A crise “ataca mais diretamente” algumas pessoas mas é um problema que diz respeito a todos “porque a solidariedade é que faz uma nação”, afirmou D. Manuel Clemente na Ponta do Sol, Ilha da Madeira, de acordo com declarações recolhidas pela Agência Lusa.

O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa referiu que já ocorreram outras celebrações do Dia de Portugal que não foram “muito alegres”, dado que a sociedade tem “atravessado crises complicadas”.

“Esperemos e façamos para que o de 2013 seja melhor”, disse o prelado, acrescentando que o desemprego “é um problema global da sociedade, é dos governos, das instituições europeias, é das universidades”.

Agência Ecclesia

alt

O 10.º ano de catequese celebrará o sacramento da confirmação ou crisma no dia 13 de Junho, dia de Santo António, na paróquia das Antas.

A cerimónia terá lugar pelas 19h00, na presença do Sr. Bispo D. Manuel Clemente.

A Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, que decorerá a 9 e 10 de junho, e que será presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, apresenta este ano uma novidade: a campanha de preparação da peregrinação usa meios multimédia para fazer chegar a mensagem às crianças, tendo em vista uma melhor vivência da peregrinação e através do uso de meios aos quais as crianças estão mais acostumadas.

A mensagem-chave da iniciativa tem como base o tema da própria pererinação: “Que é que Vossemecê me quer?”, pergunta feita pelos Pastorinhos a Nossa Senhora, na Cova da Iria, a 13 de maio de 1917.

A campanha pretende ajudar as crianças a meditar num conjunto de atitudes e levá-las a tomar compromissos pessoais na sua relação com Deus e com os outros. Em cada semana é sugerido um tema, uma atitude: 1ª semana- Dar tempo para estar com Deus; 2ª semana - Estar atento à palavra de Deus; 3ª semana- Fazer o que Deus gosta; 4ª semana- Ser fiel aos compromissos.Para mais informações clique aqui.

alt


foto festavida 2011
Álbum de fotos da
Festa da Vida
(05-06-2011)