No domingo da Ascensão do Senhor vamos celebrar a festa do Senhor e Senhora da Ajuda.

Será na capela com Eucaristia Solene às 09h00 da manhã.

À tarde, às 16h00 celebraremos a oração de vésperas.

 ESCOLA DA FÉ  - Na próxima 3ª-feira, 26 de Abril, às 21:30 horas, a partir de uma leitura bíblica e espiritual de um texto do Evangelho de São João (Jo 4 e Jo 7).
 XX PEREGRINAÇÃO NACIONAL DOS ACÓLITOS A FÁTIMA  - Sábado, 30 de AbriL. Ainda restam alguns lugares no nosso autocarro! Venha connosco!
 VISITA DA IMAGEM PEREGRINA  - A Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Cidade do Porto decorrerá da seguinte forma:
- 5ª-Feira, 28 de Abril - entre as 9:00 horas e as 9:30 horas, a Imagem Peregrina fará uma pequena paragem junto à porta do Hotel Ipanema Parque em Lordelo;
- Sábado, 30 de Abril - entre as 9:00 e as 9:30, a Imagem Peregrina passará pelo Largo de António Calém, vinda de Matosinhos em direcção à Sé-Catedral, onde ficará até às 21:00 horas com momentos de oração e formação mariana; às 21:30 horas, Procissão de Velas da Sé-Catedral até à Paróquia da Senhora da Conceição (Marquês), onde ficará durante a madrugada, havendo também momentos de oração;
- Domingo, 1 de Maio - pelas 13:00 horas, a Imagem Peregrina de Fátima atravessará de barco da Ribeira até à Afurada, de onde seguirá para o Monte da Virgem e depois para Fátima.

ESCOLA DA FÉ - Na 3ª feira, 19 de abril, teremos encontro da Escola da Fé a partir de uma leitura bíblica e espiritual de um texto do Evangelho de São João, às 21h30.
DIA DIOCESANO DA JUVENTUDE "DIA J" - No sábado, 23 de abril, no pavilhão Multiusos de Gondomar. Nesse dia haverá o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina.
FÉ E LUZ - No próximo dia 24 de abril, teremos o encontro comemorativo do 23º aniversário do Movimento de Fé e Luz, na nossa Comunidade Paroquial;
DIA DIOCESANO DA FAMÍLIA - No dia 24 de abril, celebraremos o 15.º Dia Diocesano da Família. Todos os que durante este ano de 2016 completarem 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio podem participar.

30 de Abril de 2016, Santuário de Fátima

Programa:

  • 9h Início da Paramentação (junto do Paulo VI / Salão do Bom Pastor e Salão João Paulo II)
  • 10h Participação no terço na Capelinha
  • 11h Eucaristia no recinto do Santuário
  • 15h Animação em palco exterior no parque n.º 12

Não é necessário qualquer tipo de inscrição. Pede-se aos acólitos que tragam a sua alba.

diante da imagem da Virgem Peregrina

16 de abril

Destinatários: jovens crismandos no ano pastoral em curso, jovens crismandos nos dois últimos anos, catequistas

 

16H00

3 portas de entrada na cidade:

  • Zona sul - Sé;
  • Zona norte - Senhora do Porto;
  • Zona nascente - Antas

Acolhimento por um Assessor das Vocações: congrega os vários grupos de Crisma provenientes da Zona Pastoral respetiva e explica a dinâmica.

21H00

Vigília de Oração – com Exposição do Santíssimo

Amados irmãos e irmãs!

Como gostaria que todos os baptizados pudessem, no decurso do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, experimentar a alegria de pertencer à Igreja! E pudessem redescobrir que a vocação cristã, bem como as vocações particulares, nascem no meio do povo de Deus e são dons da misericórdia divina! A Igreja é a casa da misericórdia e também a «terra» onde a vocação germina, cresce e dá fruto.

Por este motivo, dirijo-me a todos vós, por ocasião deste 53º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, convidando-vos a contemplar a comunidade apostólica e a dar graças pela função da comunidade no caminho vocacional de cada um. Na Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, recordei as palavras de São Beda, o Venerável, a propósito da vocação de São Mateus: «Miserando atque eligendo» (Misericordiae Vultus, 8). A acção misericordiosa do Senhor perdoa os nossos pecados e abre-nos a uma vida nova que se concretiza na chamada ao discipulado e à missão. Toda a vocação na Igreja tem a sua origem no olhar compassivo de Jesus. A conversão e a vocação são como que duas faces da mesma medalha, interdependentes continuamente em toda a vida do discípulo missionário.

O Beato Paulo VI, na Exortação Apostólica Evangelii nuntiandi, descreveu os passos do processo da evangelização. Um deles é a adesão à comunidade cristã (cf. n. 23), da qual se recebeu o testemunho da fé e a proclamação explícita da misericórdia do Senhor. Esta incorporação comunitária compreende toda a riqueza da vida eclesial, particularmente os Sacramentos. A Igreja não é só um lugar onde se crê, mas também objecto da nossa fé; por isso, dizemos no Credo: «Creio na Igreja».

FÉ E LUZ - No próximo fim-de-semana, de 15 a 17 de abril, com o lema: “Enraizados na fragilidade, vivendo na alegria”, o movimento Fé e Luz celebra o seu 40.º aniversário em Portugal com uma peregrinação a Fátima.
CONVÍVIO PASCAL PARA CASAIS - No próximo domingo, 17 de abril, no Colégio Nossa Senhora da Paz, das 9:30 às 17:00 horas, com o lema: “Família: Escola e Berço da Misericórdia”, promovido pela Assessoria da Pastoral Familiar da Cidade do Porto. Estão abertas as inscrições até ao próximo dia 13 de Abril.
DIA DIOCESANO DA JUVENTUDE ("DiaJ") - Realiza-se no sábado, 23 de abril, no pavilhão Multiusos de Gondomar. Nesse dia haverá o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina. As inscrições podem ser feitas online até 17 de Abril.

ESCOLA DA FÉ - No próximo dia 5 de abril, terça-feira, numa sala da Igreja Paroquial, pelas 21:30 horas.
FESTA DA ALEGRIA - No próximo dia 9 de abril, sábado, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, pelas 15 horas, teremos a Festa da Alegria. Vivamos a alegria da Ressurreição de Jesus com união, comunhão e alegria. Contamos com a presença de toda a comunidade! (Entrada: 2 ajudas).
PEREGRINAÇÃO DOS FRÁGEIS - No domingo, dia 17 de abril, no Europarque – Santa Maria da Feira. As pessoas idosas ou doentes que queiram participar podem contar com a colaboração dos colaboradores paroquiais para os levar e acompanhar. As inscrições devem ser feitas quanto antes, nunca para além do próximo domingo.
DIA DIOCESANO DA FAMILIA - No domingo, dia 24 de abril, temos o 15.º dia diocesano da família. Todos os que durante este ano de 2016 completarem 10, 25, 50 ou 60 anos de matrimónio podem participar. Os interessados devem inscrever-se até ao próximo dia 8 de abril na paróquia.

Vai ter lugar no próximo dia 17 de abril a Peregrinação dos Frágeis 2016, em Santa Maria da Feira (EUROPARQUE) organizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde da Diocese do Porto.

No sábado, 27 de Junho, às 10:30 horas, na Sé Catedral.

As pessoas que quiserem celebrar este Sacramento, devem fazer a sua inscrição na sacristia e preparar-se na Escola da Fé.

Encontro de Fé e Luz, no próximo domingo, 26 de Abril, com início na Eucaristia das 11:15 horas.

Partida às 7h

Regresso pelas 21h30

Viagem - 16€

Almoço - 10€

No dia 28 de Abril a Escola da Fé  terá um carácter bíblico e orientado pelo P. Manuel Arantes, Capuchinho.
Durante o mês de Maio às terças-feiras, a Escola da Fé orienta a oração do Terço.
A oração do Terço, nesses dias, conclui na Igreja com um tempo de meditação muito breve (10/12 m).
Os temas que se pensaram para essas meditações são:

Data Tema para meditação
05 de Maio -  Maria, Mulher de Fé
19 de Maio -  Maria, Nossa Mãe
26 de Maio -  Maria e o dom do Espírito Santo: Mãe da Igreja

2 a 3 de maio

Olá Jovem Amigo/a!

Tal como prometido, aqui te trazemos as novidades sobre a participação da nossa diocese no Fátima Jovem 2015, que este ano terá lugar nos dias 2 e 3 de Maio e que terá como lema “Felizes como Maria, a cheia de Graça”!
Quanto ao Programa Oficial do Fátima Jovem, o esquema será o habitual:

Sábado, 2 de Maio, depois chegados a Fátima, seremos acolhidos pelo STAFF do Encontro (Centro Pastoral Paulo VI), momento em que nos serão distribuídos os respectivos materiais/”kit de peregrino”. Depois, ao fim da tarde haverá uma Saudação a Maria (Capelinha das Aparições), seguida de um "Espaço jovem" (Centro Pastoral Paulo VI), recheado de muitas actividades (culturais, musicais, de reflexão/formação, etc).

4ª- Feira Santa, 16 de Abril - Eucaristia com a Obra Diocesana às 11h.
5ª- Feira Santa, 17 de Abril - Ágape Fraterno no refeitório do Centro Social às 20 h.
- Celebração da Ceia do Senhor às 21h30, seguida de Adoração do Santíssimo Sacramento até às 24 horas.
6ª- Feira Santa, 18 de Abril
- Oração da Manhã (Laudes) às 9h.
- Via Sacra na Capelinha, às 15h.
- Refeição da Partilha (para jejuar) no refeitório do Centro Social, às 20h30.
- Celebração da Paixão e Morte do Senhor, às 21h30.
Sábado Santo, 19 de Abril
- Oração da Manhã (Laudes) às 9h.
- Bênção e Procissão do LUME NOVO no cimo do Bairro Novo da Pasteleira, junto à Casa Paroquial, às 21h30 seguida da Celebração da Vigília Pascal na Igreja.
- Convívio final no refeitório do Centro Social
Domingo da Ressurreição
- Eucaristia às 9h na Capelinha, de onde partirá o Senhor para os Doentes e Idosos.
- Eucaristia às 11h15 e 19h na Igreja Paroquial.

 Peregrinação a Fátima dia 4 Maio

 

 

 

Iremos em peregrinação a Fátima no domingo, dia 4 de Maio.

Estão abertas as inscrições na sacristia da nossa Igreja Paroquial. 

fatimajovem13

Em 2013, os jovens voltam a reunir-se a Maria, em mais uma peregrinação nacional dos jovens ao Santuário de Fátima, o Fátima Jovem. Consulte aqui o programa da edição deste ano que inclui muitas novidades. Para realizar a sua inscrição clique aqui.

Na mensagem Urbi et Orbi, o Santo Padre falou sobre como Jesus e sua misericórdia são a resposta a tantos desertos atravessados pelo homem hoje, apelou pela paz em todo o mundo, especialmente naquelas regiões palco de conflitos e nos convidou a sermos guardiões da criação.
Eis na íntegra a mensagem:

Mensagem de Páscoa do Papa Francisco

21 de Abril de 2013 - As vocações sinal da esperança fundada na fé

Dia Mundial de Orações pelas Vocações

Amados irmãos e irmãs!

No quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será celebrado no IV Domingo de Páscoa, 21 de Abril de 2013, desejo convidar-vos a reflectir sobre o tema «As vocações sinal da esperança fundada na fé», que bem se integra no contexto do Ano da Fé e no cinquentenário da abertura do Concílio EcuménicoVaticano II. Decorria o período da Assembleia conciliar quando o Servo de Deus PauloVI instituiu este Dia de unânime invocação a Deus Pai para que continue a enviar operários para a sua Igreja (cf. Mt 9,38). «O problema do número suficiente de sacerdotes –sublinhava então o Sumo Pontífice– interpela todos os fiéis, não só porque disso depende o futuro da sociedade cristã, mas também porque este problema é o indicador concreto e inexorável da vitalidade de fé e amor de cada comunidade paroquial e diocesana, e o testemunho da saúde moral das famílias cristãs. Onde desabrocham numerosas as vocações para o estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho» (Paulo VI, Radiomensagem, 11 de Abril de 1964).

Mês de Maio, Mês de Maria

Procissões:
- Quarta, dia 15 de Maio – Bairro Rainha Dona Leonor
- Quarta, dia 22 de Maio - Zona das Torres (Previdência)
- Segunda, dia 27 de Maio – Bairro da Pasteleira (+ antigo)
- Sexta, dia 31 de Maio - Solene procissão a partir da Igreja da Trindade 

As procissões iniciarão pelas 21h30.


Oração do Terço na Igreja paroquial:
- De segunda a sexta: 21h15
- Ao sábado: 16h45
- Domingo: 18h30

Oração do Terço na Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda:
- De segunda a sábado: 18h45.
- Domingo: 8h30.

Comprometidos com a Vida

Semana da Vida

Cuidados de Saúde, lugares de Esperança

Cuidados de Saúde, lugar de esperança é o título dado ao XXIV Encontro Nacional da Pastoral da Saúde que decorre em Fátima de 2 a 5 de Maio.

Dadas as dificuldades que estão a viver-se em Portugal, pareceu à Comissão Nacional da Pastoral da Saúde dever estudar-se a Saúde em Portugal hoje, a qualidade dos cuidados, os apoios sociais indispensáveis, a organização dos serviços, a sua humanização e igualitarização, o recurso aos medicamentos, a assistência Espiritual e Religiosa, e tantas outras questões que se levantam.

Pastoral da Saúde


Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis


A Fraternidade dos Irmãozinhos de S. Francisco de Assis estará em festa pois os Irmãos Paulo e Ricardo vão fazer a sua Doação Perpétua. A Eucaristia será presidida por S.ª Ex.ª Rev.ma D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo de Beja, e terá lugar na Igreja Matriz de S. Cucufate em Vila de Frades, no próximo Domingo 29 de Abril de 2012 às 11 horas. Seguida de um almoço partilhado no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia.

E nós, Paróquia Nossa Senhora da Ajuda, queremos associar-nos a esta alegria, uma vez que o Ir. Ricardo foi e será sempre um paroquiano nosso, foi junto de nós que sentiu o apelo da sua vocação. Pedimos a todos que se unam ao Ir. Ricardo e à sua Fraternidade em oração por ele e pela vida em missão.
Deixamos aqui o seu testemunho.

6 de Maio de 2012

No dia 6 de Maio com partida da Igreja Paroquial pelas 6h45 e chegada prevista para cerca das 21h00.

Preços:


  • Autocarro: 15€
  • Almoço facultativo nas irmãs Vicentinas: 10€


As inscrições podem efectuar-se nas sacristias da Igreja Paroquial e Capela do Senhor e da Senhora da Ajuda.


Esperamos pela vossa presença nesta grande peregrinação paroquial.

Até lá!



28 de Abril a 1 de Maio

O movimento Fé e Luz, com o apoio do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, realiza, em Fátima, entre 28 de abril e 1 de maio, a “Peregrinação Fé e Luz 40 anos”, iniciativa “de fé para todos, pessoas com uma deficiência, familiares e amigos”.

A celebrar os 40 anos de existência, a peregrinação a Portugal será ao Santuário de Fátima e terá como lema “Mensageiros da Alegria”. Segundo a organização, terá âmbito internacional e será momento para “encontrar o Senhor, através da oração pessoal, da escuta da Palavra e das celebrações litúrgicas”. Também pretende ser “ocasião de reforçar laços eclesiais e de fazer crescer o amor da nossa Igreja”.

“A nossa peregrinação não é um fim em si. Não se trata somente de nos deslocarmos a um lugar santo, nem de fazer um determinado número de gestos. Queremos ‘partir para outro local para nos tornarmos outros’, regressar à nossa casa felizes de ter podido anunciar, como ‘mensageiros da alegria”, tudo o que vivemos em Fé e Luz”.

alt


IV Encontro de Coros Infantis

No feriado nacional de 25 de Abril tem lugar em Fátima mais uma edição do Encontro de Coros Infantis.

Programa:

11:00 - Missa internacional, no Altar do Recinto, animada pelos coros convidados;
15:30 - Concerto, na Basílica


Coros convidados:

Coro Juvenil de São Cristóvão;
Jovens Vozes de Lisboa;
Pequenos Cantores dos Jerónimos;
Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.


Peregrinação Nacional de Acólitos

Peregrinação Nacional Acólitos 2012

O Serviço Nacional de Acólitos seguindo a proposta do Santuário de Fátima, optou ter como tema para a Peregrinação Nacional de Acólitos deste ano: "Quereis-vos oferecer a Deus?"
Para a primeira parte do encontro, que se realiza no Centro Paulo VI, foi proposto a criação de um fundo para o palco.
O trabalho vencedor será projectado como fundo /cenário durante o encontro.

Programa:

10.00h - Encontro no Centro Pastoral Paulo VI
12.30h - Missa na Igreja da Santíssima Trindade
16.00h - Terço na Capelinha das Aparições
17.30h - Procissão do Santíssimo Sacramento



Dia Nacional do Movimento Juvenil Saleciano
Este encontro, organizado pela Delegação Nacional Salesiana de Pastoral Juvenil e pela Equipa de Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, destina-se a Pré-adolescentes, adolescentes e jovens do MJS dos ambientes salesianos ou com referência salesiana.

O tema deste ano é “DÁ LIKE À VIDA como DOM BOSCO”.


Ciclo de Seminários de Neuroética

Datas das sessões:
• 16 Março | Sessão inaugural: “O ‘eu’ é sináptico ou não? E se for?”
• 13 Abril | Tema: Neurobiologia do Amor
• 4 Maio | Tema: A “serpente” de Damásio
• 18 Maio | Tema: Neurobiologia das virtudes
• 1 Junho | Tema: Cérebro “executivo” de Goldberg
• 15 Junho | Tema: Neurobiologia da “Sabedoria” do idoso, para Goldberg
• 29 Junho | Tema: Cérebro “ético” de Gazzaniga; A ética entre
Seminário de Neuroética

«As vocações, dom do amor de Deus»

Oração pelas Vocações

Senhor da messe e pastor do rebanho,
faz ressoar em nossos ouvidos
o teu forte e suave convite: “Vem e segue-Me”!
Derrama sobre nós o teu Espírito:
que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho
e generosidade para seguir a tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários.
Desperta as nossas comunidades para a missão.
Ensina a nossa vida a ser serviço.
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino,
na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores.
Sustenta a fidelidade dos nossos bispos,
padres e ministros.
Dá perseverança aos nossos seminaristas.
Desperta o coração dos nossos jovens
para o ministério pastoral na tua Igreja.
Senhor da messe e pastor do rebanho,
chama-nos para o serviço do teu povo.
Maria, Mãe da Igreja,
modelo dos servidores do Evangelho,
ajuda-nos a responder “sim”.


Ámen.

Semana das Vocações 2012

Quem dizem os homens que Eu sou? (Mc 8, 27)

Este ano, propomos-te celebrar o Dia Vicarial da Juventude à descoberta desse homem intrigante chamado Jesus de Nazaré.
Quais as suas qualidades? Que personalidade teria? E hoje, como será ser livre, justo ou misericordioso à maneira de Jesus?
Estas e outras perguntas queremos debater ao longo da tarde de dia 15 de Abril, num roteiro por algumas igrejas mais emblemáticas da nossa Cidade. Contamos também com alguns convidados especiais: Bernardino Chamusca, Carlos Meneses e D.Ximenes Belo, que nos irão ajudar e guiar por esta descoberta.

Não percas a oportunidade!
Junta-te a nós!
Dia Vicarial da Juventude

Programa:

14:00
- Ponto de Encontro - Coreto do Jardim da Cordoaria
15:00
- Igreja das Taipas - "Jesus, um homem livre e justo" com Bernardino Chamusca
16:00
- Igreja da Misericórdia - "Jesus, um homem de amor" com Carlos Meneses
17:00
- Igreja de S.Pedro de Miragaia - "Jesus um homem firme e de oração" com D.Ximenes Belo
18:00
- Convívio e encerramento - Miragaia

Dos Ramos de agora à Páscoa da Vida


Amados irmãos, deixai-me perguntar em voz alta: - Que ramos somos nós, que capas estendemos, que hossanas cantamos, recebendo Jesus nesta Jerusalém de hoje?

Ramos, ramos primaveris geralmente belos e reverdecidos, abrindo em flor e prometendo frutos… Nada melhor, para apresentar a Jesus que se abeira, eterna juventude do mundo. – Mas somos realmente assim, renovados pela conversão quaresmal, renascidos na água viva do Espírito (mesmo em tempo de seca meteorológica)?



alt
   
   A Semana Santa que estamos a viver, termina com o Tríduo Pascal, que inclui as celebrações evocativas das seguintes narrativas bíblicas referentes a Jesus: última ceia (quinta-feira Santa), morte (Sexta-feira Santa) e ressurreição (Vigília Pascal e missa do dia de Páscoa).
“‘Celebrar a Páscoa em nossa casa’ exige continuá-la em toda a vida, transformando-a em convivência aberta e inclusiva, da família à vizinhança praticada e alargada, mais e mais”, realçou Manuel Clemente.O prelado referiu-se às “problemáticas e contradições” vividas pela população, lembrando que “muitos intensamente sofrem, material, social e espiritualmente falando, sem enxergar sequer como sair” dessas dificuldades.

«Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé»


Dia 17 de Abril, Domingo de Ramos, os Jovens D’Ajuda organizam o DIA DA JUVENTUDE dirigido a todos os jovens da Paróquia e cuja temática é: «ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ» (Col. 2,7), alusão à grande caminhada para as Jornadas Mundiais da Juventude 2011 que se realiza em Madrid de 16 a 21 de Agosto.
As inscrições são junto dos elementos do grupo de Jovens d’Ajuda ou na sacristia.

É tempo de nos pormos a caminho, descobrir a história e perceber o sentido!

Hora
Actividade
Local
13:00
Acolhimento e almoço partilhado
Centro Social
15:00
Actividades
Paróquia