Caminhada de Advento – Natal – 2016-2017

“Foi a minha mãe, a primeira pessoa, que me contou histórias bíblicas e me ensinou a viver e a amar o Natal. No mundo de hoje, o Natal precisa de ser melhor conhecido e mais amado. O Natal existe por nossa causa e para nosso bem. Maria e José não encontraram lugar na cidade e recolheram-se numa gruta da colina de Belém. Aí nasceu Jesus, o Filho de Deus. Jesus modelou em traços divinos a gruta onde nasceu e dela fez o primeiro presépio do mundo. O Natal desperta-nos para acolhermos o amor de Deus pela Humanidade, manifestado no mistério do nascimento do Filho de Deus, que veio morar no meio de nós. O Natal ensina-nos a sonhar com um mundo novo e diferente, habitado por homens e mulheres que sabem ser irmãos”! (Dom António Francisco, Homilia de Natal 2015)

Mais uma vez, a Diocese do Porto propõe às famílias, às paróquias, às comunidades e outras realidades eclesiais, uma caminhada comum, para vivermos, em sintonia, os tempos fortes do Advento e do Natal. Trata-se de uma proposta que assenta na ideia de sonhar, com Maria e José, “a família” e "em família" a alegria do Natal.

Vígilia de oração pelas vocações - Sexta, 11/Novembro, às 21h30, na igreja, seguindo-se uma projeção de fotografias das Jornadas Mundiais da Juventude, realizadas na Polónia, em Julho, nas quais participaram alguns jovens da nossa Comunidade.

Lançamento do livro "Do Pasteleiro à Pasteleira" - Sábado, 12/Novembro, às 17h30, no auditório da nossa igreja, inserido nas comemorações do cinquentenário da Paróquia.

Continuamos com as nossas tertúlias, desta vez convidamos o jovem missionário redentorista, Pe. Rui Santiago, excelente comunicador, com o tópico de conversa: "Desafios para uma Comunidade de Fé, Hoje".

O Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, acolhe, a 12 de novembro, o XVIII Fórum Ecuménico Jovem. O tema é a ordem de Jesus "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt. 14, 16).

Os jovens não pagam inscrição, mas são convidados a trazer algo para oferecer à Instituição "Florinhas do Vouga".
A organização é da responsabilidade dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista e Presbiteriana.

De 6 a 13 de novembro, decorre a Semana dos Seminários, este ano sob o tema "Movidos pela misericórdia de Deus".

Esta iniciativa tem como finalidade despertar o interesse pelas vocações sacerdotais, promovendo uma oração contínua, o anúncio e a proposta vocacional juntos dos mais jovens.

No dia 1 de dezembro, pelas 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da Escola da Fé.

Este encontro é alargado a toda a Comunidade.

Hoje o nosso Cesto está vazio. Durante esta semana, somos desafiados: Dá! Por isso, recheemos o cesto da nossa casa com alguns bens para, no próximo Domingo, os colocarmos dentro do cesto paroquial. Os bens recolhidos serão para DAR às pessoas com mais necessidade. Uma vez aceite este desafio, cada um deverá partilhá-lo por escrito, no pequeno papel hoje distribuído, para, depois de enrolado, ser colocado no cabaz, em sua casa e depois no cabaz da Igreja, de tal forma que estes se “tornem” as “palhinhas” da manjedoura, que acolherá o Menino Jesus.

Mais de 1.600 toneladas de alimentos foram recolhidos este fim-de-semana através da campanha do Banco Alimentar contra a fome.
A campanha que contou com 42 mil voluntários esteve presente em mais de dois mil supermercados.
Os portugueses revelaram confiança no Banco Alimentar e uma vez mais expressaram o sentimento de partilha para com quem mais precisa.

“O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos” (1 Ts 3,12)!

Gesto simbólico:

- construir o cabaz da Família.

Desafios para vivência semanal:
- Abdicar de algo material e colocá-lo no cabaz; 
- Prestar atenção à família e àqueles que a rodeiam;
- Auxiliar aqueles que necessitam de ajuda nas pequenas tarefas do dia a dia.

No próximo Domingo, 29/nov, às 13h, teremos um almoço partilhado com todos os membros da Comunidade que apadrinharam, de alguma forma, a peregrinação dos nossos Acólitos a Roma. Seguindo-se a apresentação de um filme com algumas fotografias dos momentos vividos.

Há mais alegria em dar (-se) (At 20,35)!

Felizes os misericordiosos (Mt 5,7)!


“Queremos uma Igreja que faça experiência da misericórdia de Deus e que a traduza em toda a sua vida” (Plano Diocesano de Pastoral – PDP - 2015-2020, pág. 30).

Inspirada neste sonho e alicerçada nesta vontade, pretende-se com esta Caminhada de Advento – Natal de 2015-2016, a exemplo do que fizemos no ano passado, unir, congregar e mobilizar toda a comunidade diocesana, dando assim seguimento ao fortalecimento da pastoral da comunhão e ao caminho sinodal que desejamos para a nossa Diocese.

É uma proposta de vivência semanal do “tempo favorável” que Deus nos oferece para preparar e celebrar o nascimento de Jesus. Guia-nos nesta proposta o lema deste Ano Pastoral: “A Alegria do Evangelho é a nossa missão: felizes os misericordiosos”.

Pensada à luz da estrela que brilha em cada Natal e envolvida pela ternura, pela bondade e pela misericórdia de Deus que nos envia o Seu Filho nascido de Maria, esta Caminhada ajudará, assim, as famílias e as comunidades da nossa Diocese:

. a descobrir a condição alegre e feliz da nossa identidade cristã (PDP, pág. 35);

. a ser uma Igreja decidida a construir a fraternidade, mediante a partilha de dons, com uma atenção privilegiada aos mais pobres e frágeis da sociedade (PDP, pág. 29);

. a promover uma educação ecológica, uma cultura de respeito pelos bens da Criação e uma vida sóbria e simples em cada pessoa, família e comunidade (PDP, pág. 19);

. a traduzir nos sentimentos, nos gestos e nas atitudes o “rosto” acolhedor e missionário da Igreja do Porto, Mãe de bondade, de ternura e de misericórdia, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus.


O Natal possui o fascínio e tem a missão de nos fazer concretizar o sonho de Deus para a Humanidade, celebrado, vivido e contemplado no mistério da encarnação de Jesus, Filho de Deus.

Não podemos guardar esta Alegria – a Alegria do Evangelho do Natal – só para nós. Somos convidados a preparar com todos os vizinhos ou os estranhos, os “caminhos do Senhor” e a acolher o mistério do Natal no presépio do coração humano.

Como dom oferecido a toda a Humanidade, este mistério do Natal tem de concretizar-se em obras de misericórdia e em gestos de fraternidade, que levem a alegria do Evangelho a todas as periferias do mundo. Comecemos pelas famílias, grupos paroquiais, movimentos apostólicos e comunidades, este anúncio partilhado da Alegria do Natal. Iniciemos, aí, este caminho ao encontro de Jesus e em busca de proximidade e de fraternidade com os mais pobres e com os mais simples.

Enchamos em cada semana o “cesto” dos nossos dons para que eles se transformem em “cabaz” de generosidade, em “manjedoura” que acolhe e abriga a vida e em “sinal vivo” da misericórdia e da salvação de Deus para todos.

Ninguém é indiferente ao Natal, mesmo que não tenha fé! Pertence-nos, como cristãos, fazer do Natal de Jesus dom de Deus para as famílias, comunidades, serviços, secretariados diocesanos e instituições da Igreja e do Mundo.

A Caminhada, que agora propomos, não se destina apenas ao percurso catequético, aos grupos de jovens, ou às celebrações dominicais mas a toda a Comunidade e a cada Família. Dirige-se a toda a Diocese e a cada um dos diocesanos do Porto. A todos deve envolver, integrar, acolher e mobilizar.

Leva-nos esta Caminhada de Advento – Natal ao encontro de Jesus, para que, a partir deste encontro, como aconteceu com Maria e José, com os anjos de Deus, com os pastores, com os magos e com tantos discípulos missionários de todos os tempos saibamos fazer da “Alegria do Evangelho a nossa missão” e proclamar com a palavra e com as obras: “Felizes os misericordiosos!”


Porto, 28 de outubro de 2015

+ António Francisco dos Santos

+ António Taipa

+ João Lavrador

+ Pio Alves

Campanha de recolha em supermercados

Reserva já esta data para o Banco Alimentar: 28 e 29 de novembro.

Precisamos de si! Obrigado.

  • A ESCOLA DA FÉ está ao nosso dispor todas as terças-feiras. Nela podemos esclarecer porque acreditamos em Deus. Só Deus é a razão de todas as atividades na Paróquia!
  • No próximo fim-de-semana 28 e 29 de Novembro, vamos colaborar na recolha de dádivas para o BANCO ALIMENTAR. O nosso Centro social é muito apoiado pelo Banco Alimentar. Com a boa vontade e experiência de colaboradores paroquiais dedicados, esperamos contar este ano com o entusiasmo e participação do Grupo de Jovens d'ajuda e dos Adolescentes da Catequese da Paróquia.
  • Em família, preparemos um cesto (ou uma caixa /caixote) digno para a CAMINHADA DE ADVENTO/NATAL 2015. Deverá servir para recolher as dádivas da família para o cesto da paróquia, que será entregue ao Centro Social para oferecer a quem mais precisa da nossa ajuda. A Caixa ou caixote irá servir também como Gruta do Presépio.
  • Aos GRUPOS PAROQUIAIS com atividades esta semana, Catequese, Movimento de Fé e Luz, Grupo Coral, Leitores… e tantos outros, o nosso muito obrigado pela disponibilidade e dedicação.
  • Estamos muito gratos à D. Laura Echevarria. Deus chamou-a para junto de Si no passado Domingo. Vamos agradecer o dom da sua pessoa na Missa de 7º dia na próxima quarta-feira às 19:15 horas.
  • No próximo dia 28 de novembro, pelas 21h30, na Igreja Paroquial, teremos mais um encontro de "Caminhos de Fé", um espaço de partilha e reflexão para jovens, orientado por Rosário Soveral.
  • Na próxima terça-feira, dia 17, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da Escola da Fé.
  • #Noite@CasadosSagrados - Os jovens da Cidade do Porto quiserem marcar a solenidade de Cristo Rei com uma caminhada noturna onde terão a oportunidade de refletir sobre a Vida Consagrada. No dia 21 de novembro, com ponto de encontro no CREU (Rua Oliveira Monteiro, 562), pelas 20h00, os jovens partilharão o jantar e em seguida terão a oportunidade de conhecer a vida consagrada de duas congregações (Jesuíta e Espiritanos) explorando a sua forma de vida. Convidamos todos os jovens das paróquias da cidade do Porto a participar nesta atividade.

No mês de Julho do próximo ano, celebraremos a XXXI Jornada Mundial da Juventude. A JMJ de Cracóvia 2016 insere-se no Ano Santo da Misericórdia, tornando-se um verdadeiro e próprio Jubileu dos Jovens a nível mundial. Cracóvia, a cidade de São João Paulo II e de Santa Faustina Kowalska, espera-nos com os braços e o coração abertos. O SDPJ Porto apresentou várias modalidades de participação dos jovens da Diocese do Porto. Consulta aqui todas as informações: http://www.sdpjporto.pt

 

O próximo Encontro Europeu de Jovens terá lugar na cidade e na região de Valência, de 28 de Dezembro de 2015 a 1 de Janeiro de 2016. Este Encontro vai ser preparado pela Comunidade de Taizé, a convite da Arquidiocese e de outras Igrejas. Vai reunir milhares de jovens para uma nova etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra», iniciada pelo irmão Roger no final dos anos 70.

Jovens de toda a Europa e de outros continentes serão acolhidos pelas paróquias, comunidades e habitantes da «Comunidade Valenciana».

Consulta aqui todas as informações:

http://taize.fr/pt_rubrique2440.html

Compreendemos que a Semana dos Seminários, que decorre de 8 a 15 deste mês de novembro, se inspire no valor evangélico da misericórdia de Deus e seja vivida em sintonia com a Igreja Universal, que se prepara para celebrar o Ano da Misericórdia.

A vocação nasce sempre no coração de Deus, que olha todos os seus filhos com misericórdia e entre eles escolhe alguns para que, envolvidos e configurados sacramentalmente com Cristo, Bom Pastor e rosto de Misericórdia, O possam seguir para continuarem no tempo este ministério de amor, de bondade e de misericórdia

A Semana dos Seminários ajuda os jovens, os seminaristas, as famílias, as comunidades a voltar-se para Deus, porque Ele nos “olha com misericórdia” e continua a chamar trabalhadores para a Sua Messe, como nos lembra o lema desta Semana.

Cumpre-nos rezar com persistência para que Deus, ao chamar, encontre no coração das famílias do nosso tempo e no chão fecundo das comunidades da nossa Diocese jovens que se disponham a seguir o Mestre com alegria, generosidade e perseverança.

Dou graças a Deus pelos nossos Seminários, por quantos aí vivem e trabalham, pelos seminaristas, equipas formadoras, colaboradores, amigos e beneméritos. A Semana dos Seminários é sempre uma hora feliz de ação de graças a Deus e de gratidão às pessoas pelos Seminários que temos, pelo bem imprescindível que realizam e pela missão insubstituível que cumprem.

  • Na próxima terça-feira, dia 10, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da escola da fé.
  • No próximo sábado, dia 14 de Novembro, às 17:30 horas, temos o magusto para as crianças da catequese.

7 de Novembro a 19 de Dezembro

   Data  Ato penitencial  Leitura  Oração dos fiéis  Ofertório
   07-nov 6º  Catequista
   14-nov  3º  Catequista 5º 
   21-nov  5º  Catequista 6º 
   28-nov Catequista
   05-dez Catequista
   12-dez Catequista
   19-dez Catequista

No passado fim-de-semana de 17 de Outubro, na celebração das crianças, a Comunidade foi convidada a partilhar com as Missões em Moçambique... Sabemos que os tempos podem não ser bons, mas é nas dificuldades que nós sentimos os sofrimentos dos irmãos e, por isso, somos capazes de partilhar o pouco que temos. Esse pouco, para nós, é muito bom para os irmãos. Para além da ajuda financeira, é também o sentirem-se lembrados por nós, na união e na comunhão e partilha com eles. Isso é muito importante para todos e agrada a Deus...
Um bem-haja pela recetividade... Que Deus a todos abençoe…

Teresa Guedes Ferreira

• Na segunda-feira, dia 2 de Novembro, celebramos a comemoração de todos os fiéis defuntos. Teremos celebrações às 9:00 horas na Capela do Senhor e Senhora da Ajuda e às 11:15 e 19:15 horas na Igreja Paroquial.
• Na próxima terça-feira, dia 3, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da escola da fé.
• Na próxima quarta-feira, dia 4, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos reunião da Comissão Permanente.
• No próximo sábado, dia 7 de Novembro, às 17:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos reunião de catequistas.

Como pede o Papa, devemos ser o(s) primeiro(s) a “tomar a iniciativa, a ir à frente, a ir ao encontro…” (EG24)

- Figura do presépio: João Batista

- Símbolo: Lanterna

- Atitude para a família: Identificar na família uma situação de dificuldade - por ex., falta de tempo para dialogar.

- Atitude para a comunidade: Identificar fora da família uma situação de dificuldade - por ex., uma família/pessoa que passa dificuldades, que está só ou doente…

- Atividade: Em família, fazer o pinheiro de Natal; colocar e acender as luzes. Colocar a lanterna por trás do placar recortado, alusivo à fachada da Igreja.

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem rejeitar o “medo do risco” que impede a “criatividade” e a “fecundidade do amor”.

“Jesus não nos pede que conservemos a sua graça num cofre-forte, mas quer que a usemos em benefício dos outros”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas para a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro.

Francisco interrogou os presentes sobre a forma como têm utilizado os seus “talentos”, numa alusão à parábola evangélica que é hoje lida em todas as igrejas do mundo.

“Quem contagiamos com a nossa fé? Quantas pessoas encorajamos com a nossa esperança? Quanto amor partilhamos com o nosso próximo? Qualquer ambiente, mesmo o mais longínquo e impraticável, pode tornar-se lugar para fazer frutificar os talentos”, sublinhou.

Segundo o Papa, não existem situações ou locais fechados, à partida, à “presença e ao testemunho cristão”.

A intervenção realçou a importância de não “esconder” a fé e a “pertença a Cristo”, nas situações concretas do quotidiano, para que seja uma “força que coloca em crise, que purifica, que renova”.

O mesmo princípio, acrescentou, se aplica ao “perdão”, que deve ser uma força que “faça cair os muros” do egoísmo” e ajude a “retomar o diálogo onde já não há comunicação”.

“Não desiludamos o Senhor, não nos deixemos enganar pelo medo, mas retribuamos a confiança com confiança”, apelou.

Em conclusão, Francisco pediu que os presentes relessem em casa o “Evangelho de São Mateus, capítulo 25, versículos 14 a 30”, para “meditar um pouco” sobre a parábola dos talentos.

Fonte: Agência Ecclesia, http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/vaticano-papa-quer-cristaos-sem-medo-de-arriscar/

No próximo domingo, dia 23 de Novembro, dia em que celebramos Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, na eucaristia das 11:15 horas, APRESENTAREMOS O NOSSO LEMA PAROQUIAL para o ano litúrgico de 2014/2015.

Na próxima terça-feira, dia 18 de Novembro, às 21:30 horas, o Pe, Joaquim Santos, director espiritual do Seminário Maior do Porto e Delegado do Bispo para os diáconos permanentes, estará entre nós para uma TERTÚLIA SOBRE O DIACONADO PERMANENTE a propósito da ordenação de diácono do nosso amigo Ricardo Matos.

Todos os paroquianos estão convidados a participar nesta tertúlia que se realizará numa das salas da nossa igreja paroquial.

Estimados amigos, é do conhecimento de todos que estive em Moçambique em Missão, realizei um sonho e aprendi com os Moçambicanos como se pode ser feliz com tão pouco.
Todavia, é demasiado pouco aquilo com que têm que viver.
A Igreja católica com os seus dedicados Missionários, na ajuda à infância e para que a mesma seja tirada das ruas e das lixeiras, tem muitas escolas, algumas com o indispensável, mas outras nada têm, que é o caso da escola de São Miguel que conta com cerca de 100 crianças que tem bom espaço mas está muito degradada nas suas infraestruturas, foi construída na época de 90 para alfabetização de adultos o que continua a fazer das 18 às 21 horas todos os dias de segunda a sexta, assim como também de segunda a sexta recebe das 7 às 17 as crianças.

Assim nos foi proposto, na abertura do ano pastoral 2014-2015. E esta “alegria do evangelho” refere-se não apenas ao anúncio feliz e partilhado da nossa experiência do encontro com Cristo, na Igreja, mas diz também respeito à própria Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium (EG), enquanto documento inspirador, renovador e mobilizador do nosso programa pastoral diocesano.

Neste sentido, é fundamental que os cristãos, os grupos paroquiais e os movimentos, os agentes pastorais, os membros dos conselhos paroquiais de pastoral, e todos os discípulos missionários que se assumem corresponsáveis na tarefa evangelizadora, conheçam bem este texto programático, para esta “nova etapa evangelizadora da Igreja, marcada pela alegria” (EG1). E, conhecendo-o, refletindo-o, analisando-o, partilhando-o, procurem, em comunhão com os seus pastores, discernir caminhos de conversão e de transformação missionária da Igreja.

“Digo ao Senhor: «Vós sois o meu Senhor, sois o meu bem…Ensinar-me-eis o caminho da vida; na vossa presença gozamos a plenitude da Alegria” (Salmo 16, 2-11)

Saúdo-vos, amados diocesanos, com as palavras do salmo 16 para que sintamos a presença de Deus no coração da nossa vida, no aconchego das nossas casas e no dinamismo da nossa missão. Convido-vos para a missão de levar a alegria do evangelho a cada casa e a cada família da nossa Diocese.

Iniciamos o ano pastoral 2014-2015 na Diocese do Porto, a 9 de setembro, na Sé, em dia solene da dedicação da Catedral. Alguns dias depois, a 15 de setembro, alegrámo-nos ao celebrar 150 anos do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição. Um mês depois, de 17 a 19 de outubro, congregávamo-nos em Colóquio Internacional e em Celebração jubilar da Eucaristia também a partir do Seminário e da Sé para celebrarmos 900 anos da restauração da Diocese e da construção do Cabido Portucalense.

Num e noutro lugar anunciei o desejo pastoral de irmos irradiando por todas as comunidades cristãs, movimentos apostólicos, instâncias de corresponsabilidade pastoral e serviços diocesanos esta consciência de sermos uma só Igreja Diocesana, unida e em comunhão de pessoas, de famílias, de ministérios, de dons e de serviços.

As reflexões propostas pela III Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos procuram lançar questões e indicar perspetivas, que deverão ser amadurecidas e definidas na reflexão das Igrejas locais, no ano que nos separa da Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, prevista para outubro de 2015 e dedicada à vocação e missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo. Não se trata de decisões tomadas nem de perspetivas fáceis. Todavia, o caminho colegial dos Bispos e o envolvimento de todo o povo de Deus sob a ação do Espírito Santo, olhando para o modelo da Sagrada Família, poderão guiar-nos para encontrar caminhos de verdade e de misericórdia para todos. Foram os votos que, desde o início dos trabalhos, fez o Papa Francisco, convidando os Bispos à coragem da fé e ao acolhimento humilde e honesto da verdade na caridade.

Documentos:

MAGUSTO organizado pela catequese e grupo de Jovens d’Ajuda, no dia 8 de novembro, às 17:30 no refeitório do centro social.

REUNIÃO DE PAIS de todos os anos da catequese, no dia 8 de novembro, às 15:00 horas, no auditório.

Na próxima sexta-feira, dia 7 de Novembro, às 21:30 horas, reúne-se o plenário do CONSELHO PAROQUIAL PASTORAL numa das salas da Igreja Paroquial. 

“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 1).

Nesta Semana dos Seminários de 2014, reafirmamos a nossa certeza de que o caminho da Igreja é o caminho da alegria do Evangelho, ou seja, o caminho de Cristo, que transforma as dores da humanidade, a tristeza, o desespero e a morte, em nova aurora de vida, de esperança e de alegria.

Reafirmamos que o caminho da evangelização do mundo passa pelo testemunho de vida de muitas pessoas, famílias e comunidades, que se sentem felizes por estar fundadas em Cristo. Do mesmo modo, assumimos que a via mais segura para o cultivo das vocações sacerdotais entre os jovens, exige que todos nós, cristãos, vivamos e testemunhemos a alegria do encontro com o Evangelho.

As celebrações da Eucaristia serão nos horários de domingo:
- 09:00 horas – Capela do Senhor e Senhora da Ajuda
- 11:15 – horas – Igreja Paroquial
- 19:00 horas – Igreja Paroquial.

Teremos Eucaristia de Todos os Santos nos seguintes horários:
- 09:00 horas – Capela do Senhor e Senhora da Ajuda
- 11:15 horas – Igreja Paroquial
- 16:30 horas – Igreja Paroquia

Os donativos representam a principal e quase única fonte de receita da Liga para a prossecução das suas finalidades e dos programas e actividades que, diariamente, desenvolve em prol do doente oncológico e dos seus familiares, dos programas de educação e de detecção precoce do cancro e do apoio à formação e investigação em oncologia.

Papa pede atenção aos «pobres de fé e esperança»

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a Igreja e a sociedade têm de prestar atenção aos “pobres de fé e de esperança”, num encontro com cerca de 300 voluntários que ajudaram na organização do Ano da Fé.

"É importante, diria essencial, abrir-se a quantos são mais pobres de fé e de esperança na sua vida. Falamos tanto de pobreza, mas nem sempre pensamos nos pobres de fé, que são tantos”, afirmou.

Nesse sentido, o Papa defendeu a necessidade de comunidades católicos empenhadas numa “apostolado corajoso, que chegue às pessoas nos seus ambientes, mesmos os mais difíceis”.

Francisco evocou as pessoas que precisam de um “gesto humano, de um sorriso” e de um testemunho que lhes permita perceber a “proximidade de Jesus Cristo”.

Papa Francisco 

Recolha de alimentos em supermercados

Campanha saco 

 No fim-de-semana de 30 a 1 de Dezembro decorre a campanha saco do Banco Alimentar.

Em vários supermercados do país vão estar voluntários a participar nesta ação.

Colabore!

Flash mob no Bairro Novo da Pasteleira

Missão pelo Bairro 

É importante nesta altura agradecer o momento bom e de muita Alegria passado no Bairro.

Acho que a Igreja tem que entrar por aqui, e neste mês Missionário (Outubro), foi uma beleza o que se passou.

Com a colaboração de vários grupos, mas todos com o mesmo objetivo: Levar alegria de se ser Cristão a todos os que vivem sem Deus.

Para mim foi um momento muito alto da nossa Comunidade, e desculpem a minha sinceridade, muitas mais vezes, se devia fazer isto.

Este é o começo da mudança.

Bem haja, Teresa Guedes

10 a 17 de novembro

D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto, afirmou que a Igreja não é uma multinacional “que necessita de contratar funcionários”, apresentando como prioridade o “regresso à Escola” de Jesus, na mensagem para a Semana dos Seminários.

“Num tempo em que é notória a escassez de respostas à vocação sacerdotal, pode parecer um desperdício lírico que o tema e que a mensagem se entretenham a falar de Jesus Cristo. Pode parecer mais avisado fazer balanços sociológicos, estabelecer objetivos, traçar programas de ação”, assinala D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, na mensagem para a iniciativa nacional que vai decorrer entre os próximos dias 10 e 17.

“A proximidade pessoal a Jesus, por parte de todos, no seio da Igreja, é o garante da solidez dos balanços, dos objetivos, dos programas”, acrescenta o prelado.

Semana dos Seminários
Jovens com São Martinho   

No próximo dia 9 de novembro irá decorrer um magusto nas instalações da Igreja Paroquial.
Gostaríamos de a/o convidar a participar com o(s) seu(s) filho(s) nas atividades que preparamos para tornar este dia memorável: karaoke, jogos e muita animação!
As atividades terão início às 15 horas, seguidas da celebração eucarística às 16h15.
Pelas 17 horas inicia-se a distribuição gratuita de castanhas assadas para toda a comunidade. Estará também à disposição um espaço de refeição low-cost.
Contamos com a vossa presença.

Organizado pelo Centro de Cultura Católica

Ciclo de Conferências 

No contexto do Ano da Fé decorrem na Casa da Torre da Marca um ciclo de conferências, aberto a todos os interessados, a partir dos eixos fundamentais do Catecismo da Igreja Católica, correspondendo à sugestão do Papa Bento XVI:

«Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, vivida, celebrada e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano» (Carta Apostólica Porta Fidei, n. 9).

  • 6 de novembro de 2012, das 21.00 às 22.00 horas: A Fé Professada - P. Emanuel Brandão de Sousa
  • 4 de dezembro de 2012, das 21.00 às 22.00 horas: A Fé Celebrada - Cón. João da Silva Peixoto
  • 8 de janeiro de 2013, das 21.00 às 22.00 horas: A Fé Vivida - Cón. Jorge Teixeira da Cunha
  • 5 de fevereiro de 2013, das 21.00 às 22.00 horas: A Fé Rezada - Maria do Rosário Soveral

A entrada é livre e não se exige inscrição prévia. Para mais informações clique aqui.

De terça a quinta-feira, o encontro "Fé, o Grande Método da Razão" vai animar a arena do Campo Pequeno, em Lisboa. O evento inclui uma exposição e várias palestras, entre as quais a apresentação do novo livro do Papa, o terceiro volume sobre "Jesus de Nazaré", e testemunhos sobre a atração que Cristo exerce nas vidas de pessoas tão diversas como o treinador Fernando Santos, o músico João Gil e o actor Miguel Guilherme.
"Não podemos continuar a pensar na Fé como um pressuposto óbvio da vida comum, este não só deixou de existir como mas muitas vezes acaba até por ser negado", escreveu Bento XVI na publicação A Porta da Fé, com que assinalou a abertura do ano dedicado precisamente à fé.

Fé

Concerto de Natal No próximo dia 15 de Dezembro, na Igreja Paroquial haverá um concerto de Natal com os coros paroquiais (adulto e infantil), de forma a marcar uma quadra tão importante na nossa caminhada de fé cristã. Acompanhados por alguns convidados irão encantar com algumas das mais belas músicas de Natal.

Entre os dias 11 e 14 de Dezembro, teremos um Curso Bíblico. Será apresentado pelo Frei Manuel Arantes, padre Capuchinho. É uma forma de vivermos o nosso Advento. Todos os paroquianos, especialmente aqueles que fazem parte dos vários grupos ou movimentos paroquiais, estão convidados a participar neste Curso Bíblico. Assim, cresceremos todos na fé e num maior conhecimento da Bíblia.

BBLIA

 

No passado dia 18 de novembro, o Grupo Jovens d'Ajuda, organizou o evento "Magusto Jovem". Pelas 15h30, a sala de refeições do Centro Social começou a encher-se de boa disposição!
Para ajudar à animação, tivemos a presença da banda Dark Knights e do cabeça de cartaz Canuco Zumby!


Canuco Zumby

 

Esta festa teve como intuito a demonstração de atividades que o grupo realiza desde há 10 anos, a apresentação dos novos membros, bem como o convite a outros jovens que se quisessem juntar ao mesmo e, como não podia deixar de ser, o magusto.
Repleto de sumos, doces, salgados, convívio e muita, muita animação, este foi, sem dúvida, um dia muito bem passado.

Obrigado a todos os que estiveram presentes!

Magusto Jovem 2012

Ano da Fé para a Nova Evangelização

Caríssimos diocesanos e amigos

1. Já em Ano da Fé, assinalamo-lo hoje na igreja catedral, em completa inclusão e expectativa. Inclusão de gosto e propósito, tão oportuna foi a sua convocação pelo Papa Bento XVI, nas atuais circunstâncias. A elas quis atender o Santo Padre e com ele o queremos nós, para discernir esperançosos “sinais dos tempos” em muito do que hoje ocorre, na sociedade e na Igreja. Mas connosco nada é simplesmente mental, antes afetivamente sentido no Coração de Cristo, no incontido desejo de a tudo atender, para tudo redimir.

anofe

cartaz semana social 2012

Estado Social e Sociedade Solitária

Realizar-se-á no Porto, nos próximos dias 23 e 24 de Novembro, a Semana Social 2012, uma iniciativa promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa, este ano sob o tema "Estado Social e Sociedade Solidária".

Mais informações: www.semanasocial.pt/2012

 

Uma Semana dos Seminários não se destina apenas a eles, mas a toda a Igreja, em cujo coração residem. Ainda antes, residem no coração de Deus, no coração pastoral de Cristo.

Não existiriam Seminários, se Cristo não continuasse a chamar quem O represente como pastor do seu povo. Isto sabem-no bem os próprios seminaristas, que sentem em si mesmos o chamamento de Cristo, para que um dia, confirmados pela Igreja, reproduzam os gestos salvadores de Cristo sacerdote, cabeça e pastor de nós todos. Sabe-o também o povo de Deus, que anseia por sacerdotes que o congreguem e animem, e por isso mesmo pede ao Senhor que envie muitos operários à sua messe.

Cada Semana dos Seminários aviva estes sentimentos em toda a Igreja, na oração e no apoio reforçado, material também, a estas casas de formação.

Rezando convosco,

Manuel Clemente, Bispo do Porto

Porto, 27 de setembro de 2012

Semana dos Seminários 2012

 

FEJ

 

10 DE NOVEMBRO, NO COLÉGIO SALESIANO NO PORTO


‘Valoriza a juventude que há em ti’, frase tirada da I Carta de Paulo a Timóteo, é o lema da XIV edição do Fórum Ecuménico Jovem. Depois de Leiria, Lisboa, Gaia, Coimbra, Aveiro, Santarém, Braga, Guarda, Viana, Montijo e Viseu… cabe ao Porto acolher este Fórum organizado pelas Igrejas Católica, Metodista, Lusitana e Presbiteriana.

Para assinalar de forma especial o Ano da Fé, realizam-se para a vigaria de Porto Poente e Porto Nascente as Jornadas Vicariais da Fé no próximo fim-de-semana de 10 e 11 de Novembro.

Programa:
Dia 10 de Novembro

Das 15 às 18h00, na Casa Diocesana de Vilar, vários testemunhos sobre a Fé recebida, a Fé vivida e a Fé comunicada, intercalados com canto e recitação de textos poéticos sobre o tema.
Às 21h30, na Catedral, Solene Vigília com exposição do Santíssimo Sacramento e onde o Canto será, por excelência, o modo laudativo.

Dia 11 de Novembro
Às 16h00, na Igreja da Lapa, Solene Eucaristia presidida pelo Sr. D. Manuel, sendo o Credo, cantado por todos os Grupos Corais das nossas Comunidades, o acontecimento para (en) cantar Deus e proclamar solenemente a nossa Fé.

ano-da-fe 2012


Advento       
Durante o advento promovemos quatro encontros de preparação para o Natal do Senhor Jesus. Esses encontros realizar-se-ão nas terças-feiras 29 de Novembro e 6, 13 e 20 de Dezembro. Assim:

29 de Novembro temos um momento de oração que tem por tema a Família e a Juventude, às 21h30 na Igreja paroquial.

6 de Dezembro temos uma tertúlia com a Prof. Doutora Luísa Campos, professora na Universidade Católica, às 21:30, com os seguintes temas:

Família - Vida a 1000Km/h: gerir múltiplos papéis!

Nos dias de hoje temos de assumir diferentes papéis e responder, ao mesmo tempo, a diversos desafios ....
Como gerir a conjugalidade e a parentalidade? Como investir na carreira, não descurando a família? ....
Tarefas exigentes que necessitam de muita flexibilidade e criatividade!
Não é fácil, mas é possível.

13 de Dezembro temos um momento de oração de Taize às 21h30 na Igreja Paroquial.

20 de Dezembro temos um concerto com o orfeão de música de Rio Tinto às 21:30 na Igreja Paroquial.

O advento é um tempo de preparação da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma forma de o preparar interiormente é celebrar o sacramento da penitência. Por isso, teremos uma celebração penitencial na 4ªfeira, dia 21 de Dezembro, às 21h30 na igreja paroquial.

Pe Américo  
No próximo domingo dia 20 de Novembro a catequese da adolescência vai visitar a casa do Gaiato. Sabemos que os Gaiatos recebem muitas ofertas. Se alguma pessoa da nossa comunidade paroquial quiser participar com algum donativo para os Gaiatos pode colocá-lo na caixa que estará na Igreja até ao próximo dia 19 de Novembro.


A Família: o trabalho e a festa

Encontro Mundial da Família 2012

Um dos temas centrais deste ano pastoral apresentados pelo Sr. Bispo para toda a diocese é a Família.

Ora, no ano de 2012 vai realizar-se o VII Encontro Mundial das Famílias. Será em Milão - Itália, nos dias 30 de Maio e 1, 2, 3 de Junho. Para preparar este encontro, a equipa responsável elaborou dez catequeses sobre a família.

Os vários grupos de casais e as próprias famílias deveriam estar atentos a essas catequeses e procurar apreender o ensinamento que elas nos trazem para a nossa vida. Essas catequeses encontram-se traduzidas num livreo que tem por título: A Família: o trabalho e a festa.

Família e Juventude 

No passado dia 29 de Outubro, no Seminário de Vilar, o secretariado diocesano das pastoral juvenil iniciou as suas actividades para o corrente ano pastoral. Até Junho o secretariado irá propor caminhos com temáticas juvenis tendo por base os testemunhos dos beatos Marcel Callo, Chiara Luce Badano e Pedro Jorge Frassati.

Estas pessoas são jovens que procuraram viver segundo a vontade de Deus e estão agora nos altares. Todos eles foram recentemente beatificados e são apresentados como modelos para os jovens de hoje.

Porque é possível que os jovens fazerem um percurso de santidade. A ti, jovem, se pede; ao chamamento de Deus, responde SIM.

6 a 13 Novembro

Oração pelas vocações sacerdotais

Senhor Jesus, Bom Pastor,
que em obediência ao Pai
dais a vida pelas ovelhas,
concedei-nos as vocações sacerdotais
de que a Igreja e o mundo tanto necessitam.
Fazei que as nossas famílias e comunidades
sejam campo fértil, onde possam germinar.
Abençoai o trabalho apostólico
dos sacerdotes, catequistas e educadores
para que acompanhem a vocação sacerdotal
daqueles que escolheis.
Dai aos jovens seminaristas a coragem de Vos seguir
e o dom de configurarem o seu coração com o Vosso.
E que Santa Maria, Vossa Mãe, Rainha dos Apóstolos,
os guie e proteja, até chegarem a ser
pastores consagrados a Deus e ao seu Povo.
ÁMEN.

Semana dos seminários



A tarde de 6 de Novembro foi dedicada ao jovens e à família. No Centro Social realizou-se um convívio com a catequese da adolescência, girando a volta do tema do Magusto. Das actividades realizadas destacam-se os preparativos para a encenação do Evangelho da semana. As fotografias deste convívio estão disponíveis nesta página. Muito obrigado a todos pela alegria que trouxeram a esta tarde!