Casa Diocesana de Vilar - 15 de julho, 21h30

A exemplo do ano passado, será apresentado no próximo dia 15, às 21h30, no Auditório da Casa Diocesana de Vilar, o Plano Diocesano de Pastoral para o ano 2016-2017, integrado na planificação diocesana para o quinquénio 2015-2020. Aberta à participação de toda a Igreja Diocesana e dos seu agentes de pastoral este convite destina-se a todos os sacerdotes, diáconos, consagrados(as) e leigos.

A vossa presença é um testemunho e um estímulo para percorrermos com alegria o caminho sinodal que a todos nos motiva e mobiliza para fazermos da “Alegria do Evangelho é a nossa Missão / com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria!”.

Fonte: Diocese do Porto, http://www.diocese-porto.pt

Fotos do 50º aniversário da Igreja enviadas por amigos da paróquia.

http://www.paroquiadaajuda.org/index.php/fotos

Obrigada a todos.

Se tiver fotos do dia que queira partilhar envie-nos.

As fotografias do 50º aniversário da Igreja, no passado dia 26 de junho podem ser visualizadas através deste link:

https://www.flickr.com/photos/nelsonvale/albums/72157667885463304

Caso deseje encomendar a reprodução de alguma das fotografias, faça o favor de contactar o autor, Nelson Vale, através do telemóvel 91 622 83 65.

No passado dia 26 de Junho demos início à celebração das bodas de ouro da nossa comunidade Paroquial. Esteve connosco o Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves. Depois da celebração Eucarística, houve o almoço comunitário e tarde animada. Foram muitos os que patrocinaram a nossa festa, especialmente o nosso almoço. Fica aqui o nosso agradecimento. A nossa GRATIDÃO a: ABÍLIO LEITE, ADALMA CARNES, ANTÓNIO SANTOS, CARNES CARNEIRO, CARNES LABRUGE, CARNES SEARA, CONTINENTE BONJOUR - PASTELEIRA, FRUTARIA TANGERINA - LORDELO, GRUPO SOJA DE PORTUGAL, IZICARNES, JOAQUIM LANDREIRAS, MODELCARN, PÃO QUENTE MASSA PÃO - TORRES, PINGO DOCE - PASTELEIRA, RICARDO CARDOSO - PRODUÇÕES & EVENTOS, SOCIEDADE DE VINHOS PAISINHO, SUPERMERCADO CUNHA - AGUIAR DE SOUSA, TALHO NOVO HORIZONTE 2 - LORDELO que ofereceram produtos para o Almoço Comunitário a 26/junho/2016.

Celebraremos no próximo dia 10, na Sé do Porto, às 16 horas as ordenações de cinco presbíteros e de quatro diáconos a caminho do presbiterado.

Dos cinco presbíteros:

- quatro vão pertencer ao Presbitério do Porto e

- um à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos);

Dos quatro diáconos:

- três destinam-se à Igreja do Porto e

- um à Sociedade Missionária da Boa Nova.

Estão abertas as inscrições para as Colónias de Férias que decorrerão na última semana de julho e as duas primeiras semanas de Agosto.

Na Sexta-feira, 10 de Julho, às 21:30 horas, na Casa Diocesana de Vilar, o Senhor Bispo, D. António Francisco dos Santos, vai apresentar o Plano Diocesano de Pastoral para o ano 2015/2016. Quem puder e quiser estar presente, deve aparecer.

Quase a terminar o ano pastoral, as Paróquias de N.ª Sr.ª da Ajuda e de Lordelo do Ouro, juntas, gozarão dos sabores da cozinha cabo-verdiana com a tradicional Cachupa. Esta iniciativa é promovida pelos seminaristas espiritanos que, entre nós, são sinal da universalidade da Missão. É já dia 12 de julho, pelas 19:30 horas na Igreja de Lordelo do Ouro. Terá o custo de 3,5 cozinhas e as receitas revertem a favor das Colónias de Férias das duas Paróquias. Contamos convosco!

Cartaz Cozinha Missionaria Colonias

Jovens, discípulos de Jesus Cristo

1. Queridos jovens

Estou contigo, aqui e agora, para escutar no meu coração – para escutares no teu coração – a Palavra de Deus. Estou aqui – estás aqui – para deixar que essa maravilhosa semente de Vida germine, cresça e dê fruto na tua vida toda.

 

Este magnífico cenário, com o Douro por perto, transporta-nos a relatos de há dois mil anos e de sempre, de redes e peixes, protagonizados por Jesus Cristo: umas redes, umas pescas em que somos convidados a ser “pescadores de homens” (Lc 5, 10). Este magnífico cenário, com o Douro por perto, transporta-nos a essa multitudinária assembleia jovem, presidida pelo Papa Francisco, no Rio de Janeiro. Temos, inclusivamente, ao nosso lado a imagem de Cristo Redentor: podes ter a certeza desse abraço de afeto e misericórdia que o nosso Mestre nunca regateia. É este o cenário!

 

CartazRioinDouro

Carta Encíclica Lumen Fidei do Sumo Pontífice Francisco aos Bispos, aos Presbíteros e aos Diáconos, às Pessoas Consagradas e a todos os Fiéis Leigos

lumenfidei

SOBRE A FÉ

1. A luz da fé é a expressão com que a tradição da Igreja designou o grande dom trazido por Jesus. Eis como Ele Se nos apresenta, no Evangelho de João: « Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas » (Jo 12, 46). E São Paulo exprime-se nestes termos: « Porque o Deus que disse: "das trevas brilhe a luz", foi quem brilhou nos nossos corações » (2 Cor 4, 6). No mundo pagão, com fome de luz, tinha-se desenvolvido o culto do deus Sol, Sol invictus, invocado na sua aurora. Embora o sol renascesse cada dia, facilmente se percebia que era incapaz de irradiar a sua luz sobre toda a existência do homem.

 

«Hoje, a transmissão da Fé encontra dificuldades e levanta questões.

jornadas verao

Parece verificar-se menos abertura à fé tanto da parte das crianças e adolescentes como dos jovens e adultos. De facto, das crianças e adolescentes que frequentam a catequese muitos não adquirem o sentido da presença e da amizade de Deus e de Jesus Cristo. Por isso, não assimilam nem o hábito nem o gosto pela oração ou pela Eucaristia. Falta-lhes em geral uma relação vivida com Deus e uma leitura da vida humana à luz desta relação.» Mais informações aqui.

 

Por nomeação de Sua Santidade o Papa Francisco, a partir do dia 1 de Julho o senhor D. Pio Alves desempenha as funções de Administrador Apostólico da Diocese do Porto até à designação do novo Bispo do Porto.

dompioalves

No próximo dia 23 de Julho, a paroquiana Teresa Guedes ("Dona Teresinha" como é acarinhada por todos) parte em missão com uma equipa que se juntará à Sociedade de Missionários da Boa Nova em Moçambique.
Surgiu em Portugal em 1930, pelo Papa Pio XI, como uma Sociedade Missionária de Vida Apostólica de clérigos e leigos que se consagra comunitariamente à atividade missionária.
Em Moçambique, esta sociedade está presente em Nampula, Pemba, Chibuto e Maputo.

Este domingo, 8 de Julho, pelas 17 horas terá lugar a celebração de envio em missão, no Seminário da Boa Nova - Valadares.
A comunidade de Nossa Senhora da Ajuda estará presente para lhe dar todo o apoio e desejar uma boa viagem!

Contactos do seminário:
Rua Boa Nova
Valadares
4405-535 Vila Nova de Gaia
Tlf. 227 151 250

 

Como chegar:
Vindo no sentido Norte-Sul, na VCI deve sair na indicação "Espinho" e anda cerca de 2 km até à indicação "Valadares Estação". Aí sai, vira à esquerda e anda cerca de 700 m até chegar ao Seminário da Boa Nova.
Vindo no sentido Sul-Norte pela A29 deve sair na indicação "Porto (Arrábida)" e "Valadares" para a IC1. Percorre cerca de 2,5 km até à indicação "Valadares Estação". Aí sai, vira à direita e anda cerca de 700 m até chegar ao seminário da Boa Nova.

Serão celebrados na paróquia das Antas na 2.ª feira, 9 de Julho com Eucaristia às 19h15, seguida do partir o Bolo de aniversário. A Paróquia das Antas convida os Paroquianos de Nossa Senhora da Ajuda a participar nesta acção de graças a Deus pelo sacerdócio do Padre Baptista. A quase totalidade destes 40 anos foram em serviço do Padre Baptista à Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Ao Conselho Paroquial será feita uma proposta para convidar o Padre Baptista para estar connosco num dia que lhe seja possível. Parabéns e a nossa gratidão, desde já, ao Padre Baptista.

alt

Aos paroquianos da Paróquia de N.ª Sr.ª da Ajuda

alt      
Por motivo da nomeação do Sr. Pe. Baptista para Pároco da Paróquia de Santo António das Antas, na Cidade do Porto, o Sr Bispo D. Manuel Clemente endereça esta carta aos paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, que por este meio, a pedido do Sr. Pe. Baptista passamos a divulgar.”