A(r)riscar em Deus: disse que sim, mas agora vou dizer que não

A Casa do Jovem, na Cova da Iria, vai acolher a 17 de março, a segunda edição o FÁTIMA (EN)CONTRASTE - «A(R)RISCAR EM DEUS - disse que sim mas agora vou dizer que não». Este evento é organizado pelo Serviço da Pastoral das Crianças e Jovens do Santuário de Fátima.

Durante esta iniciativa, os jovens participantes são desafiados a refletir e aprofundar a Mensagem de Fátima. Com início marcado para as 21h30, na Capelinha das Aparições com oração do terço, segue-se uma breve partilha do jovem Pedro Tavares, que através da pintura vai refletir acerca do caminho que nos leva da incerteza à confiança.

por ocasião da apresentação do Documento preparatório
para a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Caríssimos jovens!

É-me grato anunciar-vos que em outubro de 2018 se celebrará o Sínodo dos Bispos sobre o tema «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional». Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração. Exatamente hoje é apresentado o Documento preparatório, que confio também a vós como «bússola» ao longo deste caminho.

A experiência pastoral que vamos adquirindo ao ritmo de cada caminhada diocesana integra-se na planificação pastoral que nos propomos e no caminho sinodal que percorremos. Trata-se, assim, de uma bela experiência da Igreja do Porto, decidida a fazer da alegria do Evangelho sua inadiável missão.

Ao pensar na caminhada diocesana, das Cinzas ao Pentecostes de 2017, temos em conta a oportunidade singular que a própria liturgia nos oferece de nos reconduzir às fontes da alegria, uma vez que a Quaresma do Ano A tem um afirmado sentido “sacramental”. Ela aparece na reta final do catecumenado, como um tempo de purificação e iluminação, em ordem à celebração dos sacramentos da iniciação cristã. Para aqueles que já são batizados, crismados e alimentados na Eucaristia, a Quaresma é oportunidade de revitalizar a graça recebida e de se deixar renovar nas fontes da alegria, de modo que transbordem e irradiem, ao longe e ao largo. O tempo pascal é por excelência o tempo da mistagogia, propício a saborear e a partilhar, em chave missionária, a graça recebida.

24 HORAS PARA O SENHOR - A convite do Papa Francisco, esta iniciativa é uma oportunidade de encontrar o caminho para voltar ao Senhor, viver um momento de intensa oração e redescobrir o sentido da sua vida. Na próxima 6a-feira, dia 4 de Março, com início às 18h na Sé Catedral. A nossa paróquia foi convidada a animar uma hora: será das 19h às 20h. Participe!
CATEQUESE - Sábado, 5 de Março, às 15h00, reunião de pais com o 3º ano da catequese.
CONFISSÕES - Na nossa paróquia e na paróquia de Lordelo serão sobretudo às Sextas das 17h00 às 18h30 e aos Sábados das 9h00 às 10h00.
VISITA PASCAL - Neste Ano da Misericórdia, a Paróquia vai realizar a Visita Pascal às famílias que desejarem receber a Cruz em suas casas. Pedimos o favor que nos façam chegar o destacável da carta/convite que vos será entregue em casa.

3ª-feira, 23 de Fevereiro, às 21h30, Escola da Fé com o tema: “ As Obras de Misericórdia”.
6ª-feira, 26 de Fevereiro, às 21h30, reunião da Comissão Permanente com os grupos litúrgicos.
Sábado, 27 de Fevereiro, às 17h30, reunião de catequistas.
Domingo, 28 de Fevereiro, às 15h00, encontro de Fé e Luz.

QUER SABER ONDE É APLICADA UMA PEQUENA PARTE DOS SEUS IMPOSTOS?

Pode fazê-lo ao preencher a sua declaração de IRS, destinando 0,5% do imposto liquidado à Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Esta prática, a que se dá o nome de "Consignação Fiscal", é uma forma de solidariedade ao alcance de todas as pessoas, e que não acarretará qualquer custo para si. Basta preencher o campo 1101, quadro 11 da folha de rosto do Modelo 3 da sua declaração de IRS , conforme exemplo seguinte:

Consignação fiscal 2016

Com o nosso muito obrigado, 
O Conselho de Fábrica da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda

Estamos a viver o tempo da Quaresma. Neste tempo, vamos valorizar um dia por semana para crescermos na fé. A Escola da Fé/Escola de São Paulo vai apresentar um tema para a quaresma. Para além das pessoas que habitualmente frequentam este grupo, todos os que, de uma forma diferente, querem crescer na fé durante este tempo da Quaresma, devem apresentar-se na próxima terça-feira, dia 24, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial.

Durante o tempo da Quaresma, vamos entregar uma folha para as famílias levarem para suas casas e, em família, fazer a oração que a diocese nos propõe.
Nas eucaristias, de uma estrutura presente à frente do altar, vamos abrir uma porta todas as semanas da Quaresma e domingo de Páscoa num momento inicial da Eucaristia – o acto penitencial. Progressivamente, vai aparecer uma letra da palavra alegria.
Na catequese, iremos fazer a mesma caminhada acompanhada de uma oração.

24 de Fevereiro – Escola da fé/Escola de São Paulo (para todos os paroquianos)
3 de Março – Tema de Formação/Oração (Baseado no esquema diocesano)
10 de Março – Escola da fé/Escola de São Paulo (para todos os paroquianos)
17 de Março – Via sacra pelas ruas da paróquia
22 de Março – Bênção dos Doentes e Idosos
24 de Março – Celebração Penitencial com confissões
28/29 de Março – Domingo de Ramos

Representantes do setor solidário vão estar reunidos no I Encontro Nacional das Instituições de Solidariedade, nos dias 6 e 7 de março, na Sala do Arquivo do Centro de Congressos da Alfândega Porto.

Este encontro, sob o tema “Na defesa do Estado Social – Um Por Todos, Todos Por Um” visa atrair a atenção dos responsáveis políticos para a importância do setor na proteção social, saúde, educação e desenvolvimento local, bem como a necessidade de garantir uma política coerente que assegure a estabilidade legislativa.

O evento está a ser organizado pela UMP, pela Misericórdia do Porto, pela CNIS e pela União das Mutualidades. A inscrição é obrigatória e gratuita.

Fonte: http://www.ump.pt/separator/noticias/1407-ipss-encontro-nacional-para-debater-o-estado-social.html

Semana Nacional Cáritas

Começa no próximo dia 1 de março a Semana Nacional Cáritas, com o tema: “Num só coração, uma só família humana”. A Cáritas Portuguesa pretende, desta forma, chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a Família. Tendo em vista, não só o Sínodo Ordinário dos bispos de 2015 sobre o tema da família “Os desafios pastorais sobre a família em contexto de evangelização”, mas também outras razões como é a campanha internacional “Uma Só Família Humana, Alimento para Todos” que termina em maio de 2015.

O deserto leva-nos ao essencial da vida. Ajuda-nos a viver apenas com o necessário e obriga-nos a ser mais solidários com os outros. Senhor, abrimos a porta do arrependimento, dos nossos excessos e dos nossos egoísmos.

“Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada. Pelo contrário, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor, para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada”

(Papa Francisco)

Vamos orientar parte da nossa Renúncia quaresmal, deste ano, para as crianças e famílias da Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, através de um projeto de ajuda alimentar e escolar da Fundação Evangelização e Cultura (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa. Outra parte da Renúncia quaresmal destinar-se-á ao Fundo Social Diocesano, para irmos ao encontro dos mais pobres da nossa diocese, em tantas frentes de missão, onde a presença solícita e pronta da Igreja do Porto continua imprescindível.

Vamos participar, ainda, nestes dias mais próximos e desde já, através da Cáritas Diocesana, com a ajuda dos Escuteiros do C.N.E., na campanha de recolha de roupas a favor das crianças refugiadas da Síria, no Líbano e na Jordânia, respondendo ao apelo de uma iniciativa conjunta do Ex-Presidente da República e antigo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e da Cáritas Portuguesa, a que se associaram outras instituições de cariz inter-religioso. São dois milhões de refugiados sírios nestes campos de exílio a braços com o risco iminente da morte, provocada pelo frio deste inverno rigoroso. Não podemos silenciar este crime de indiferença contra a dignidade humana e contra a paz nem podemos ficar insensíveis à urgência de uma resposta concreta, que está ao alcance de toda a sociedade civil e de cada um de nós.

António Francisco, Bispo de Porto

Extrato da Homilia de 4ª feira de Cinzas
Fonte: http://www.diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2760:destino-da-renuncia-quaresmal-2015&catid=76:noticias

Estão todos convidados para a Festa de Carnaval da nossa paróquia!

Será no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 15H00, com entrada livre.

Haverá música, dança, concurso de máscaras e muita diversão.

Venham, vamos divertir-nos!

Caminhada para uma Quaresma com Páscoa

Na mensagem que nos dirige para esta Quaresma, o Papa Francisco apresenta a Quaresma como um tempo favorável de graça e um percurso de formação do coração.

O Papa Francisco sugere, para a formação do coração, os caminhos da oração, da caridade e da conversão, de modo que a oração nos abra à comunhão, e, pela caridade, na Igreja “tudo seja de todos”, até sermos capazes de fazer das paróquias “ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”.

Importa cultivar um clima de fraternidade e de esperança que transforme e abra o coração humano, tantas vezes indiferente ao mistério de Deus, à presença de Jesus e à ação da Igreja.

Estava já preparada esta Caminhada da Quaresma – Páscoa e escolhida a imagem da “porta”, quando, ontem mesmo, recebemos esta belíssima mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano. É com muita alegria que vemos como esta imagem da “porta” serve também na mensagem do Papa este desafio para a abertura do nosso coração ao amor de Deus e à missão da Igreja.

É com este mesmo espírito e usando a mesma imagem da “porta” que apresento à Diocese a Caminhada da Quaresma – Páscoa, inspirada na Exortação apostólica “A alegria do evangelho” e integrada no ritmo da dinâmica pastoral proposta à Diocese ao apresentar, no passado dia 9 de setembro, na celebração de Abertura do Ano pastoral o lema: “A alegria do Evangelho é a nossa missão”.

Mensagem do Papa para a Quaresma 2015

Amados irmãos e irmãs,

Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2 Cor 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa connosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! Hoje, esta atitude egoísta de indiferença atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indiferença. Trata-se de um mal-estar que temos obrigação, como cristãos, de enfrentar.

Mensagem à Diocese do Porto

Caros Diocesanos,

Era tão imprevisível este chamamento que Deus agora me faz que não consegui balbuciar palavra, quando a decisão do Papa Francisco me foi comunicada. Sei que é ao Santo Padre, como Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja, que compete dar Pastores a todas as Igrejas. Lembrei nesse momento a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar” (Jer 1,7). Apesar desta palavra recorrente ao meu espírito e presente no meu coração, muitas as dúvidas e grande o temor com que me defrontei ao ver as minhas limitações e fragilidades, perante a grandeza da missão.

Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos. Sei que é grande a missão que agora me é confiada, mas vou com alegria e generosidade ao vosso encontro para amar a Deus e vos servir. Alegra-me e conforta-me ser irmão convosco, tão belo é o testemunho cristão da Igreja do Porto. Que Deus me ajude e vos abençoe. Abençoai-me, também vós, caros diocesanos.

Aveiro, 21 de Fevereiro de 2014

+António Francisco dos Santos, Bispo Eleito do Porto

Bispo do Porto

«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3)

Queridos jovens,

Permanece gravado na minha memória o encontro extraordinário que vivemos no Rio de Janeiro, na XXVIII Jornada Mundial da Juventude: uma grande festa da fé e da fraternidade. A boa gente brasileira acolheu-nos de braços escancarados, como a estátua de Cristo Redentor que domina, do alto do Corcovado, o magnífico cenário da praia de Copacabana. Nas margens do mar, Jesus fez ouvir de novo a sua chamada para que cada um de nós se torne seu discípulo missionário, O descubra como o tesouro mais precioso da própria vida e partilhe esta riqueza com os outros, próximos e distantes, até às extremas periferias geográficas e existenciais do nosso tempo.

A próxima etapa da peregrinação intercontinental dos jovens será em Cracóvia, em 2016. Para cadenciar o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de reflectir, juntamente convosco, sobre as Bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a primeira: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3); para 2015, proponho: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).

pentecostes 

Caro Paroquiano,

Como sabe nos termos da Lei nº16/2001, 22 de Junho, em vigor, é possível aos contribuintes destinarem 0.5% do seu IRS pago a favor de uma instituição religiosa ou social, sem que daí resulte qualquer prejuízo ou encargo para os próprios, podendo, se assim o entender, beneficiar a sua Paróquia que tão carenciada está de receitas.

Se for essa a sua opção, ao fazer a sua Declaração Anual de IRS, pode assinalar o NIF no campo 9 do Anexo H – Benefícios Fiscais e Declarações, em favor do:

NIF 502 106 077 – Conselho da Fábrica da Igreja Paroquial de N.ª Srª da Ajuda

 

Consignação Fiscal 2012

Palavras do Papa proferidas esta segunda-feira no Consistório sobre datas de canonizações em que anunciou a resignação.

“Queridíssimos irmãos,

Convoquei-vos para este Consistório, não apenas por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja.

Depois de examinar reiteradamente a minha consciência perante Deus, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério de Pedro (petrino). Sou consciente de que este ministério, pela sua natureza espiritual, deve ser levado a cabo não apenas por obras e palavras mas também, em menor grau, através do sofrimento e da oração.

papa3

cruz Quaresma

20 de Fevereiro – Reflexão bíblica para toda a comunidade paroquial às 21:30, na igreja paroquial;
27 de Fevereiro – Oração preparada pelos nossos jovens para toda a comunidade paroquial às 21:30, na igreja paroquial;
6 de Março – Reflexão bíblica para toda a comunidade paroquial às 21:30, na igreja paroquial;
13 de Março – Celebração penitencial às 21:30 na igreja paroquial;
20 de Março – Via sacra pública preparada pelos cursistas para toda a comunidade paroquial às 21:30.

 Bento XVI anunciou hoje a resignação ao pontificado durante um consistório.

papa

O Papa Bento XVI anunciou que resigna por motivos de idade e por não se encontrar com força para exercer de forma idónea o seu ministério: "Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino."

«Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo 4, 16)

Queridos irmãos e irmãs!
A celebração da Quaresma, no contexto do Ano da fé, proporciona-nos uma preciosa ocasião para meditar sobre a relação entre fé e caridade: entre o crer em Deus, no Deus de Jesus Cristo, e o amor, que é fruto da acção do Espírito Santo e nos guia por um caminho de dedicação a Deus e aos outros.


1. A fé como resposta ao amor de Deus
Na minha primeira Encíclica, deixei já alguns elementos que permitem individuar a estreita ligação entre estas duas virtudes teologais: a fé e a caridade. Partindo duma afirmação fundamental do apóstolo João:
Mensagem Quaresma 2013

 Fontes da Alegria Porto

A Igreja da Trindade, no Porto, acolhe, no próximo sábado, dia 9 de Fevereiro, uma Oração de Taizé, que evoca o Encontro Ibérico de 2010, então denominado “Fontes da Alegria”.
A iniciativa terá lugar a partir das 21h30.
Para além da oração da noite, os jovens participantes na iniciativa são convidados a participar num conjunto de work-shops, que decorrerão, ao longo da tarde de sábado (a partir das 15 horas), em vários pontos da cidade.
Os temas propostos são os seguintes:

 

1-Face ao desemprego... partilhar talentos e serviços;
2- Em busca... do bem estar emocional;

 

«Vai e faz tu também o mesmo» (Lc 10, 37)

Dia Mundial do Doente 

Amados irmãos e irmãs!

1. No dia 11 de Fevereiro de 2013, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, celebrar-se-á de forma solene, no Santuário mariano de Altötting, o XXI Dia Mundial do Doente. Este dia constitui, para os doentes, os operadores sanitários, os fiéis cristãos e todas as pessoas de boa vontade, «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade» (João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3).

 


Ao longo da nossa quaresma, às quartas-feiras, vamos ter várias atividades paroquiais que pretendem preparar de uma forma mais intensa a Páscoa do Senhor. Assim, na próxima quarta-feira, dia 29 de Fevereiro, às 21:30, vamos realizar uma via-sacra pública a iniciar na capela de Nossa Senhora da Ajuda, passando pela zona residencial, fletindo para o bairro Rainha Dona Leonor, percorrendo a rua 1 e rua 3 até ao entroncamento com a rua Diogo Botelho seguindo pela rua Rui de Pina (torres da Previdência), rua André de Resende e rua Bartolomeu Velho até ao átrio da Igreja Paroquial. Contamos com o empenhamento dos vários grupos e a presença de todos nesta grande celebração quaresmal.



21 de Março - Celebração da Reconciliação, pelas 21h30 (Igreja Paroquial)

25 de Março - Unção dos Doentes, na Eucaristia das 11h15 (Igreja Paroquial)

28 de Março - Tertúlia "Educar para o Amor", pelas 21h30 (Auditório da Igreja Paroquial)



'Uma feliz Quaresma, da autêntica felicidade da cruz'

“Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles … O teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”.

Amados irmãos: Este cuidado que Cristo nos inculca, parecendo simples, é o mais custoso; e pode ser até a Quaresma toda. Não só este tempo de graça, rumo à Páscoa de 2012, mas a própria vida, como realização nossa unicamente em Deus e abarcando universalmente a todos.



No dia 22 de Fevereiro iniciamos a nossa caminhada da quaresma. Nesses quarenta dias, queremos aproximarmo-nos mais do Senhor Jesus, procurando acolher a sua palavra e pô-la em prática. Neste dia, quarta-feira, às 21:30, celebraremos as cinzas na nossa igreja. Com elas, queremos manifestar a nossa debilidade e o grande amor que Deus tem connosco porque, apesar de sermos frágeis e pecadores, nos acolhe e nos indica o caminho do amor. Como conhece a nossa fragilidade, propõe-se caminhar connosco e nunca nos abandonar. Procuremos nós, a partir deste dia em que recebemos as cinzas, caminhar com o Senhor Deus até à grande festa da Páscoa.



Desde há alguns anos que na cidade do Porto, na paróquia do Santíssimo Sacramento se realizam as 40 horas de Lausperene (Louvor perene). Este ano decorrerá da forma habitual começando no Domingo, dia 19, com a eucaristia das 19h00 presidida pelo nosso Bispo, Dom Manuel Clemente, e termina na Terça-feira, dia 21, pelas 12h00 com procissão e Bênção do Santíssimo sob a presidência do Bispo Auxiliar do Porto, Dom Pio Alves. Procuremos dispensar um pouco do nosso tempo neste Lausperene para louvarmos o Senhor nosso Deus.


Desde há alguns anos que na cidade do Porto, na paróquia do Santíssimo Sacramento se realizam as 40 horas de Lausperene (Louvor perene). Este ano decorrerá da forma habitual começando no Domingo, dia 19, com a eucaristia das 19h00 presidida pelo nosso Bispo, Dom Manuel Clemente, e termina na Terça-feira, dia 21, pelas 12h00 com procissão e Bênção do Santíssimo sob a presidência do Bispo Auxiliar do Porto, Dom Pio Alves. Procuremos dispensar um pouco do nosso tempo neste Lausperene para louvarmos o Senhor nosso Deus.
alt
Após o Encontro Ibérico com a comunidade de Taizé, no âmbito da Missão 2010 em Fevereiro do mesmo ano, os Secretariados Diocesanos da Pastoral da Juventude e da Pastoral Universitária voltam a promover, em 2012, um encontro evocativo daquele mesmo evento. O Sábado 18 de Fevereiro terá um momento principal de oração na Igreja da Trindade às 21h30 mas já durante a tarde acontecerá encontro a partir das 14h30 na Associação Católica do Porto (Rua Passos Manuel, 54) onde serão recolhidos os farnéis de todos os que quiserem partilhar depois, e nesse mesmo local, o jantar. A partir das 16h, entretanto, realizar-se-ão em vários pontos da cidade alguns Workshops com propostas tão diferentes como um Concerto (nos 140 anos da Igreja Metodista no Porto); Origami – a procura das formas e da beleza; Pilates - contemplativo; Africanto - O Canto em África, como expressão de Fé; ou ainda Viver a confiança em tempos de crise e Família: part-time ou full-time?; Rir com Deus - Rezar a palavra de Deus com alegria. Haverá também um espaço de silêncio e oração. Todas as informações em www.taizeporto.pt.to


alt

“A universidade Católica Portuguesa vai comemorar 45 anos de existência, passados a servir a Igreja e a sociedade portuguesa. Quer aproveitar a oportunidade para fazer um balanço da actividade passada, mas também para repensar a sua missão, à luz da identidade que lhe é própria. […]


A universidade Católica é chamada hoje a construir um fermento de transformação na vida universitária, na ciência, na cultura, na sociedade. Nunca como hoje foi tão necessário o diálogo entre fé e razão, entre religião e cultura, entre a igreja e a sociedade.”

Da mensagem para o dia nacional da UCP


No dia 11 de Fevereiro, a Igreja celebra o XX dia mundial do doente. Por esses dias, é costume as comunidades paroquiais celebrarem com os doentes um dia de encontro especial querendo com isto dizer que todos são importantes para Deus e para a comunidade cristã. Porque todos são filhos de Deus. O lema que o papa apresenta para este ano pastoral é: Levanta-te e vai, a tua fé te salvou. Reflectindo sobre o lema, podemos dizer que os doentes são convidados a levantar-se da sua doença e caminhar em direcção a Jesus.
alt

Por isso se diz: Vai. Quando Jesus esteve connosco, no fim de cada cura dizia: a tua fé te salvou. Porque para Jesus, a cura estava ligada à “cura da alma”. Todos são convidados a estar com Jesus, seja qual for a sua situação de saúde. Pede-nos o Papa para estarmos atentos aos mais débeis da nossa comunidade providenciando para que possam ser acolhidos na sua doença e possam receber a comunhão sacramental. Com o grupo dos visitadores de doentes temos procurado estar atentos a essas necessidades. Como o dia 11 de Fevereiro está muito próximo, vamos celebra-lo, com a ajuda do grupo de visitadores de doentes, do grupo de oração com os mais idosos e outros grupos paroquiais que se possam associar, no domingo antes dos Ramos, 25 de Março, na celebração eucarística das 11h15. Entretanto, neste dia 11 de Fevereiro, acolhamos os nossos doentes.

WORLD DAY OF THE SICK
alt

No Próximo dia 7 de Fevereiro, terça-feira, às 21h30, reúne o Conselho Paroquial de Pastoral.

Para essa reunião estão convidados todos os membros do Conselho Pastoral Paroquial agora eleito bem como os membros do Conselho Paroquial agora findo para fazermos a passagem de testemunho. Uma das funções do Conselho Paroquial de Pastoral é programar as actividades da paróquia.

Como estamos próximos do tempo Quaresma/Páscoa, queremos programar a vivência desses dias grandes na nossa comunidade paroquial. Neste primeiro encontro, iremos eleger a comissão permanente do conselho paroquial de Pastoral.


A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3, 21–22)

Mensagem de Bento XVI para a   Quaresma 2010


A justiça de Deus está manifestada mediante
a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3, 21–22)

Queridos irmãos e irmãs,

todos os anos, por ocasião da Quaresma, a Igreja convida-nos a uma revisão sincera da nossa vida à luz dos ensinamentos evangélicos . Este ano desejaria propor-vos algumas reflexões sobre o tema vasto da justiça, partindo da afirmação Paulina: A justiça de Deus está manifestada mediante a fé em Jesus Cristo (cfr Rom 3,21–22 ).

Fotos das actividades na Paróquia

Fotos do Encontro Ibérico de Taizé
Estão disponíveis as fotos do Encontro Ibérico de Taizé relativas à nossa paróquia.

Se participaste no Encontro e tens fotos que gostarias de partilhar podes enviar para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.!

43 anos ao serviço da comunidade

No dia 24 de Janeiro a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda fez 43 anos.
Durante a semana, ao nosso jeito e à nossa maneira envolvemos toda a comunidade com algumas actividades:

- Exposição/Tertúlia: apresentação de textos, pinturas, peças artísticas relacionadas com a Fé e a Cultura, isto é, pela arte da escrita, da pintura ou de objectos exprimir a beleza de Jesus Cristo e uma conversa amena mas orientada sobre a importância cultural da Igreja na urgência da Missão;
- Canto Diocesano das Janeiras;
- Celebração Eucarística de aniversário;
- Encontro/festa das crianças da catequese na Igreja Paroquial;
- Almoço partilhado no Centro Social

Encontro Ibérico de Taizé
Álbum de fotos do
Encontro Ibérico de Taizé
(13-02-2010)