O Secretariado Diocesano das Missões promove no dia 24 de outubro, às 21h30, na Sé do Porto, uma Vigília Missionária, sob a presidência do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, tendo por tema “Com Maria, Missionários da Misericórdia”. Esta Vigília é orientada para todos os missionários, Institutos religiosos e todo o povo de Deus.

Na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira (Torres), integrada na celebração dos 50 anos da paróquia, com o apoio e participação das Associações existentes na nossa área, convidamos Hélder Pacheco, escritor e ensaísta, conhecido divulgador da História e Património da nossa cidade, para partilhar connosco os seus conhecimentos sobre o tema: “O Associativismo”.

ESCOLA DA FÉ - TERÇA, 25/OUTUBRO, às 21H30, na sala habitual.
ENCONTRO MENSAL DO GRUPO FÉ E LUZ - DOMINGO, 30/OUTUBRO.
TERTÚLIA COM HÉLDER PACHECO - SEXTA, 04/NOVEMBRO, às 21H30, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira (Torres) - integrada na celebração dos 50 anos da paróquia, com o apoio e participação das Associações existentes na nossa área, convidamos Hélder Pacheco, escritor e ensaísta, conhecido divulgador da História e Património da nossa cidade, para partilhar connosco os seus conhecimentos sobre o tema: “O Associativismo”.

Igreja missionária, testemunha de misericórdia

Queridos irmãos e irmãs!

O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está a viver, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões de 2016: convida-nos a olhar a missão ad gentes como uma grande, imensa obra de misericórdia quer espiritual quer material. Com efeito, neste Dia Mundial das Missões, todos somos convidados a «sair», como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. Em virtude do mandato missionário, a Igreja tem a peito quantos não conhecem o Evangelho, pois deseja que todos sejam salvos e cheguem a experimentar o amor do Senhor. Ela «tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho» (Bula Misericordiae Vultus, 12), e anunciá-la em todos os cantos da terra, até alcançar toda a mulher, homem, idoso, jovem e criança.

A missão é de Deus na qual somos chamados a cooperar. O Mês Missionário tem a sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um Dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. O objectivo é incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária. São apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal. Essa cooperação realiza-se de três formas: 1º pela oração, sacrifício e testemunho de vida; 2ºpor meio da ajuda material aos projetos missionários; 3º colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. As missões precisam de missionários e missionárias. Não podes ir mas podes ajudar!

+ Info em Guião Missionário 2016/2017

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

Vamos desafiar novamente toda a comunidade a “entrar na Onda” e colorir de rosa todo o Norte do País.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é uma organização não governamental com vários objetivos dirigidos para a problemática oncológica. A efetividade da sua ação advém, por um lado, do ação fundamental do seu Voluntariado, que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico e, por outro, das contribuições recebidas da sociedade civil, através dos donativos que permitem custear os aspectos materiais de apoio ao doente e o desenvolvimento das iniciativas de promoção da saúde e de prevenção da doença.

Lançamos novamente um repto a todos os cidadãos para que se juntem à nossa causa, tornando-a maior e mais abrangente, no objectivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

Realize a sua inscrição para participar como voluntário(a) pontual no peditório, que decorre entre 29 de outubro (sábado) a 1 de novembro (3ª feira) de 2016. A participação pode ser feita à medida da sua disponibilidade, podendo ocorrer durante os 4 dias ou apenas num período.

Participar no Encontro Europeu de Jovens em Riga e...

... rezar com cânticos e em silêncio;

... encontrar milhares de jovens de toda a Europa e até de mais longe para aprofundar juntos a compreensão da fé;

... fazer uma experiência de hospitalidade junto das famílias de Riga e partilhar com simplicidade a vida destas pessoas;

... partilhar com pessoas que perante os desafio actuais são testemunhas do Evangelho e procuram dar um rosto solidário à Europa.

Caríssimo Jovem,

Saúdo- te a ti e a todos os jovens e animadores, sentindo já a saudade de nos reencontrarmos enquanto Comunidade Juvenil da nossa Diocese do Porto.

Então, queremos convidar-te para um encontro de início de ano a que demos o nome de Pontapé de Saída J, onde queremos partilhar as JMJ de Cracóvia, com os que foram e com os que não foram, vermos o novo ano pastoral, convivermos e celebrarmos juntos a nossa Fé com a presença do nosso Bispo.

Este momento vai acontecer no próximo dia 16 de Outubro às 16h30 minutos na Casa Diocesana de Vilar, conforme programa e cartaz acima. Sei que é um domingo, mas é por ser o Dia do Senhor que queremos de vez em quando experimentar a alegria de sermos cristãos, fora das nossas comunidades habituais e juntos, enquanto diocese, ao redor do nosso pastor.

Aparece. Divulga. Contamos contigo e com todos os que trabalham neste mundo maravilhoso da juventude.

Um abraço muito amigo e estou aqui ao teu dispor, Padre Zé Pedro

Decorre até ao dia 14 de Outubro o período de inscrição para as Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar que terão lugar em Fátima, no Seminário do Verbo Divino, nos próximos dias 22 e 23.

É desejo da Comissão Episcopal do Laicado e Família que as Jornadas sejam um alargado plenário nacional da Pastoral Familiar onde as Dioceses possam estar massivamente presentes, bem como as bases dos Movimentos da Família.

Não são Jornadas para representantes ou delegados, mas Jornadas para o Povo de Deus, que se evangeliza para poder evangelizar.

As inscrições devem ser encaminhadas para o endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para mais informações, consultar o site da CELF www.leigos.pt/familia.html

ENCONTRO DO GRUPO REZAR COM OS MAIORES - TERÇA, 11/OUTUBRO, ÀS 15H, na Igreja Paroquial.
REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE - SEXTA, 14/OUTUBRO, ÀS 21H30, numa sala da Igreja Paroquial.
REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DE FÉ E LUZ - SÁBADO, 15/OUTUBRO, ÀS 18H30, numa das salas da Igreja Paroquial.

Tal como o nome indica pretende ser uma oportunidade para refletir, questionar e conversar acerca dos desafios que a pastoral nos traz nos dias de hoje e no mundo de hoje. Com o olhar nas origens e com os pés na atualidade, podemos encontrar caminhos novos para trilhar numa Igreja que parece (dizem!) estar em crise.

Destinado àqueles que estão empenhados em diferentes atividades pastorais ou líderes de grupos ou simplesmente para aqueles que se questionam ou para aqueles que querem seguir Cristo. Dia 5 de Outubro, no Seminário do Cristo Rei em Vila Nova de Gaia. Das 9h às 18h. Uma iniciativa do Centro de Espiritualidade Redentorista.

• Na próxima terça-feira, dia 27, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da escola da fé.

• Na próxima sexta-feira, dia 30, às 21:30 horas, na Igreja Paroquial, temos oração de Taizé.

• No próximo domingo, dia 1 de Novembro, celebramos o dia de todos os santos. Sendo Domingo, teremos celebração às 9:00 na Capela do Senhor e Senhora da Ajuda, às 11:15 e 19:00 horas na Igreja Paroquial.

• Na segunda-feira, dia 2 de Novembro, celebramos a comemoração de todos os fiéis defuntos. Teremos celebrações às 9:00 horas na capela do Senhor e Senhora da Ajuda, às 11:15 e 19:15 horas na Igreja Paroquial.

VOLUNTARIADO NA ÁREA DE COSTURA - O Centro Social necessita de voluntário/a na área de Costura. Pequenos arranjos, coser à máquina e possíveis ajudas na elaboração de diferentes materiais pedagógicos para as salas. Se tiver um pouco do seu tempo disponível semanalmente, venha falar connosco!

 

 

• DIA MUNDIAL DAS MISSÕES – Celebramo-lo antes de mais na nossa Paróquia. A pessoa de Jesus e a Sua mensagem são propostas válidas também para a felicidade dos nossos familiares e paroquianos. Por isso, fizemos a Vigília Missionária no Bairro da Pasteleira.
Neste Dia somos convidados a alargar o nosso coração e o nosso pensamento às carências do mundo que conhecemos. E as carências não são apenas dos bens necessários à sobrevivência. Este vem ser os primeiros a oferecer. Mas a carência do conhecimento de Deus revelado em Cristo deverá também ser satisfeita. Há pessoas da nossa Paróquia que olham os longe e dão algum do seu tempo, das suas capacidades e da sua fé a Moçambique e a muitos outros países. Bem hajam!
• NO ANIVERSÁRIO DOS JOVENS D’AJUDA… Três desafios: que os grupos paroquiais onde há Jovens tenham alguns encontros em comum; que os adolescentes dos últimos Crismas venham reforçar o Grupo JOVENS D’AJUDA; que os Jovens que vêm à Igreja projetem alguma atividade com os Jovens que não vêm.
• Com o intuito de aprofundar as relações interparoquiais, o grupo de teatro “Cenas & Cenas” da Paróquia da Senhora do Porto, presta-se a apresentar a “Cantora Careca”, uma comédia de Eugène Ionesco encenada pelo Nuno, no próximo dia 24 de Outubro no nosso auditório.
A bilheteira reverte a favor das obras da nossa paróquia. Os bilhetes já se encontram disponíveis para venda. Contamos com a vossa presença!

• Na próxima terça-feira, dia 13 de Outubro, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos encontro da ESCOLA DA FÉ. O tema será: A Criação – Misericórdia e Aliança.
• No próximo dia 16 de Outubro, às 21:30 horas, no Bairro da Pasteleira, temos uma vigília missionária. É importante a participação de todos os paroquianos.
• O Ofertório da Eucaristia das 16:30 horas do próximo sábado, dia 17 de Outubro, reverte a favor das necessidades das missões em Moçambique.
• No próximo sábado, dia 17 de Outubro, às 18:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos reunião da equipa de coordenação do movimento fé e luz para preparar o próximo encontro.
• No próximo domingo, dia 18 de Outubro, às 10 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos reunião do Grupo de Leitores.
• Com o intuito de aprofundar as relações interparoquiais, o grupo de teatro “Cenas & Cenas” da Paróquia da Senhora do Porto, presta-se a apresentar a “Cantora Careca”, uma comédia de Eugène Ionesco encenada pelo Nuno, no próximo dia 24 de Outubro no nosso auditório.
A bilheteira reverte a favor das obras da nossa paróquia. Os bilhetes já se encontram disponíveis para venda. Contamos com a vossa presença!
•    A ANJE promove um CURSO TECNICO PROFISSIONAL. Os destinatários são os jovens com o 3.º ciclo do ensino básico concluído ou equivalente, com idade igual ou inferior a 24 anos, qualquer que seja a situação face ao emprego. Os que participarem neste curso terão um certificado escolar equivalente ao 12.º ano de escolaridade e certificado profissional nível IV. Inscrições na ANJE.

Autenticação

   Ano Catecismo
   1º ano Jesus Gosta de Mim
   2º ano Ensina-nos a Rezar
   3º ano Queremos Seguir Jesus
   4º ano Tens Palavras de Vida Eterna
   5º ano Sereis o Meu Povo
   6º ano Creio Em Jesus Cristo
   7º/8º/9º  Projeto+/Somos+/O Desafio de Viver 
  Período Início Fim
  1º Período   26-Set-2015   19-Dez-2015 
  2º Período 09-Jan-2016 19-Mar-2016
  3º Período 02-Abr-2016 25-Jun-2016
Ano Sala
Sala dos Leitores
Sala Amarela
Sala Azul
Sala do Antigo Bar
Sala dos Jovens (Centro Social)
Sala dos Deveres (Centro Social)
7º/8º/9º  Sala Amarela
   Ano
Catequistas e auxiliares
   1º ano Marlene Silva, Carlos Lima, Beatriz Santos, Sara Pinto
   2º ano Rute Guimarães, Arminda Sousa, Fábio Silva, Mara Costa
   3º ano Rosário Monteiro, Elsa Machado, Sara Simões, Leonel Katotola, Carolina Pereira
   4º ano Tânia Almeida
   5º ano Paula Nunes, Mariana Pereira
   6º ano Carla Pereira, Adukwu Bernard
   7º/8º/9º ano Isabel Carneiro, Nuno Monteiro

Na próxima terça-feira, dia 6 de Outubro, às 15 horas, na Igreja Paroquial, o Grupo REZAR COM OS MAIORES recomeça a sua atividade.

Na próxima terça-feira, dia 6 de Outubro, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, a ESCOLA DA FÉ recomeça a sua atividade. Todos os membros dos grupos paroquiais devem integrar-se nesta Escola. Ela tem como objetivo ser espaço de formação para todos os paroquianos, especialmente para os membros dos grupos paroquiais.

Na próxima quarta-feira, dia 7 de Outubro, às 21:30 horas, numa das salas da Igreja Paroquial, temos reunião da Comissão permanente.

   Dezembro            
   Dia   Hora   Local   Descrição
   1   21h30   Paróquia   Escola da Fé para a Comunidade
   6 a 3/1       Igreja paroquial   Cabaz Solidário
   13   16h   Sé do Porto   Abertura da Porta da Misericórdia
   15   21h30   Igreja paroquial   Celebração Penitencial
   20   11h15   Igreja paroquial   Bênção das Grávidas
   22   21h30   Igreja paroquial   Encontro de Natal dos Grupos Paroquiais
   25   00h00   Igreja paroquial   Missa de Natal
   27   11h15   Igreja paroquial   Sagrada Família
   28 a 1/1       Valência   Peregrinação da Confiança (Taizé)
   29   21h30   Igreja paroquial   Oração de Taizé

Consciência crítica diante dos poderes

A Câmara do Porto tem agora um provedor do inquilino municipal, cuja função consiste em “contribuir para a defesa e a garantia dos direitos e interesses legítimos dos inquilinos municipais perante os serviços da autarquia”. A maioria da Câmara do Porto escolheu o padre Batista.

Os inquilinos do bairros do Porto sabem agora a quem se dirigir para os ajudar na defesa dos seus direitos. O Padre Baptista residiu durante duas décadas no bairro municipal D.Rainha Leonor e na década de 90 integrou a comissão que acompanhou o realojamento de moradores de barracas que se situavam na mata da Pasteleira, atual parque da pasteleira. Segundo a página pessoal de Rui Moreira: "Tem, não apenas um conhecimento técnico profundo sobre esta matéria, mas também o entendimento emocional, espiritual e social que nenhum de nós conseguiria ter para desempenhar o cargo."

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».
Palavra da salvação.

O Vaticano apresentou em conferência de imprensa o relatório final da assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debateu os temas da família, o qual sublinha a “verdade” da indissolubilidade do casamento, recusando outros tipos de união.

O documento, publicado pela sala de imprensa da Santa Sé, refere que o único “vínculo nupcial” na Igreja Católica é o sacramento do Matrimónio e que “qualquer rutura do mesmo é contra a vontade de Deus”.

Encontros mensais para quem quer "Aprender a Servir" esta Comunidade como Acólito/a!
Aponta na agenda!
Traz algo para partilhar ao almoço!
Aparece!

 

cartaz acolitos 2014 2 semestre

Durante o mês de Outubro, no Vaticano decorre a Assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos, convocada para discutir o tema «Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização». Efectivamente, hoje, a Igreja é chamada a anunciar o Evangelho, enfrentando também as novas urgências pastorais que dizem respeito à família.
Este importante encontro envolve Bispos, sacerdotes, pessoas consagradas e fiéis leigos das Igrejas particulares do mundo inteiro, que participam ativamente, na sua preparação, com sugestões concretas e com a ajuda indispensável da oração.

Para mais informações: http://www.ecclesia.pt/sinodofamilia

Vigília missionária de rua animada pelos nossos seminaristas espiritanos, no dia 17, às 21:30 horas, no bairro Rainha Dona Leonor.

Reinício das suas actividades, na próxima terça-feira, dia 14 de Outubro, às 15:30 horas, na Igreja Paroquial, seguida do tradicional lanche no bar paroquial.

O Papa Francisco no dia 1º de novembro, solenidade de Todos os Santos, dirigiu-se na tarde deste dia ao Cemitério del Verano em Roma, onde celebrou a Eucaristia. O Papa Francisco na sua homilia referiu três aspetos fundamentais das leituras deste dia. E traduziu-as em três imagens:

A primeira imagem: a destruição. Referindo-se à primeira leitura retirada do Livro do Apocalipse, o Santo Padre recordou a voz do Anjo ao qual tinha sido concedido o poder de devastar a terra:

“… nós somos capazes de devastar a terra melhor do que os anjos; devastar a criação, a vida, as culturas, os valores, a esperança…”

“O ser humano pensa que é Deus” – observou o Papa – “e o Homem continua a semear destruição. Destruição daquilo que Deus nos deu para que seguíssemos em frente e dessemos frutos”. “É uma indústria da destruição” – afirmou ainda o Santo Padre.

O Sínodo da Nova Evangelização, nos 50 anos do Concílio Vaticano II

Eis o homem

1º CICLO: Receção do Concílio no Sínodo da Nova Evangelização

1 de novembro // D. Manuel Clemente
8 de novembro // D. António Couto
15 de novembro // Aura Miguel

Hora: 21h30
Local: Associação Católica do Porto | Rua Passos Manuel, 54 | Porto

Mensagem do Santo Padre para Dia Mundial das Missões

Dia Mundial das Missões 2012 na Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda 

Queridos irmãos e irmãs!


Neste ano, a celebração do Dia Mundial das Missões reveste-se dum significado muito particular. A ocorrência do cinquentenário do inicío do Concílio Vaticano II, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos cujo tema é a nova evangelização concorrem para reafirmar a vontade da Igreja se empenhar, com maior coragem e ardor, na missio ad gentes, para que o Evangelho chegue até aos últimos confins da terra.
Com a participação dos Bispos católicos vindos de todos os cantos da terra, o Concílio Ecuménico Vaticano II constituiu um sinal luminoso da universalidade da Igreja pelo número tão elevado de Padres conciliares que nele se congregou, pela primeira vez, provenientes da Ásia, da África, da América Latina e da Oceânia. Tratava-se de Bispos missionários e Bispos autóctones, Pastores de comunidades disseminadas entre populações nãocristãs, que trouxeram para a Assembleia conciliar a imagem duma Igreja presente em todos os continentes e se fizeram intérpretes das complexas realidades do então chamado «Terceiro Mundo»...

...

No dia 2 de Novembro, celebramos o dia dos fiéis defuntos. Nesse dia, lembramos todos os defuntos - também os nossos entes queridos - que procuraram viver como cristãos fiéis à Palavra e vontade de Deus.

As celebrações da Eucaristia serão nos seguintes horários: 9h00 na igreja paroquial, 18h30 na capela da Ajuda e 19h15 na igreja paroquial.

Dia dos fiéis defuntos


Solenidade de Todos os Santos   

No dia 1 de Novembro, celebramos a Solenidade de Todos os Santos. Nesse dia tornamos presente, de forma especial, todos aqueles que se entregaram totalmente a Deus.

Muitos deles são nos apresentados como exemplo a seguir e encontram-se nos nossos altares. Outros estão no coração de Deus. Passaram a sua vida a oferecer-se ao senhor Deus por Jesus Cristo e receberam a coroa da glória.

Nesse dia, as celebrações da Eucaristia serão nos horários de Domingo - 9h00 na capela da Ajuda, 11h15 e 19h00 na igreja paroquial.


Novo Ministro Extraordinário da Comunhão

  
No passado domingo, dia 9 de Outubro, o Sr.João Santos foi instituído ministro extraordinário da comunhão (MEC) na Sé Catedral do Porto pelo Sr. bispo auxiliar D. Pio Alves.
Vai juntar-se ao Ricardo, Mário, Irene, Aurora, Zeferino, Graça, Judite, Dores, Figueiredo, Eduardo, Angélica e Cassilda que prestam um serviço importante como MEC's na nossa comunidade paroquial.

Bem hajam.


Na Igreja, todos têm um lugar.


Como nos diz S.Paulo na primeira carta aos coríntios, "aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar apóstolos; em segundo, profetas; em terceiro, mestres; em seguida, há o dom dos milagres, depois o das curas, o das obras de assistência, o de governo e o das diversas línguas" (1 Cor 12, 28). Com S.Paulo percebemos que há vários ministérios e serviços na Igreja. Na nossa comunidade sentimos que há poucos acólitos a servir o altar. Fazemos, por isso, um apelo aos membros da nossa comunidade para que se ofereçam para este serviço paroquial ajudando na preparação do altar e dando um colorido mais belo à celebração da eucaristia.


Apelo à comunidade

Nossa Senhora da Ajuda  

Quando entramos na nossa Igreja sentimos a beleza própria de uma construção simples que nos conduz ao mistério de Deus. Para além da sua beleza natural, apresentamos todas as semanas belas flores devidamente colocadas que, na sua simplicidade, dão um toque harmonioso a toda a igreja. É um trabalho feito com dedicação e carinho, semana após semana, servindo assim toda a comunidade.
Para que este trabalho possa continuar a ser desenvolvido na nossa Igreja, apelamos à generosidade dos membros da nossa comunidade oferecendo uma vez por mês as flores com que todos os sábados adornamos a Igreja. Distribuídos os encargos por maior número de pessoas, apresentamos um sinal de unidade e uma ajuda que se faz partilha com toda a comunidade.

Por isso, se puderes ajudar, não fiques em casa, mas apresenta-te com simplicidade para podermos organizar este nosso serviço.

Pe Domingos Oliveira e Pe Artur Santos