50anosparoquia

 

No dia 22 de janeiro, vamos celebrar os 50 anos da instituição da nossa Paróquia como Paróquia Experimental.

Iremos iniciar pela celebração da Eucaristia, pelas 11h15, seguida de um almoço, na sala de jantar do Centro Social, pelas 13h (sujeito a inscrição prévia) e por um momento lúdico.

Gostaríamos de ter o prazer da vossa companhia, em mais um momento importante da história da nossa paróquia.

tertulia

No âmbito das comemorações dos 50 anos da nossa Paróquia irá decorrer no próximo dia 17 de janeiro, pelas 21h30, a Tertúlia "O Cristianismo e os Bairros - limites e desafios", com o Padre José Lopes Batista. 

O encontro irá decorrer na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira (Torres).

Esperamos pela presença de todos.

 ESCOLA DA FÉ 
A Escola da Fé irá reunir na próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro, pelas 21:30 horas, numa das salas da Igreja paroquial.

 CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL 
O plenário do Conselho Pastoral Paroquial com os representantes de todos os grupos, irá reunir no próximo dia 5 de fevereiro, pelas 21:30, numa das salas da Igreja Paroquial.

Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7)

A Caminhada da Quaresma-Páscoa dirige os nossos passos para a celebração do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Compreende-se, por isso, que façamos da cruz o sinal maior e o símbolo expressivo desta Caminhada da Quaresma-Páscoa, 2016. É na Páscoa que mais e melhor resplandece o rosto da misericórdia divina, que é Cristo, crucificado e ressuscitado.

A partir da Páscoa e, impelidos pela alegria da ressurreição de Jesus e com o olhar do coração voltado para a cruz florida da Páscoa, sentir-nos-emos discípulos missionários de Jesus enviados a anunciar a “Alegria do Evangelho, nossa missão” e a proclamar: “Felizes os misericordiosos!”

No âmbito da celebração do 49º aniversário da Paróquia realizaram-se as seguintes atividades:

Sexta-feira, dia 22 de Janeiro - Noite de Fados
Domingo, dia 24 de Janeiro - Celebração Eucarística Solene, almoço partilhado e celebração de Vésperas Solenes.

«“Prefiro a misericórdia ao sacrifício” (Mt 9, 13). As obras de misericórdia no caminho jubilar»

1. Maria, ícone duma Igreja que evangeliza porque evangelizada

Na Bula de proclamação do Jubileu, fiz o convite para que «a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus» (Misericordiӕ Vultus, 17). Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa «24 horas para o Senhor», quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética. Com efeito, a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio. Por isso, no tempo da Quaresma, enviarei os Missionários da Misericórdia a fim de serem, para todos, um sinal concreto da proximidade e do perdão de Deus.

Quer saber onde é aplicada uma pequena parte dos seus impostos?

Pode fazê-lo ao preencher a sua declaração de IRS, destinando 0,5% do imposto liquidado à Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Esta prática, a que se dá o nome de "Consignação Fiscal", é uma forma de solidariedade ao alcance de todas as pessoas, e que não acarretará qualquer custo para si. Basta preencher o campo 1101, quadro 11 da folha de rosto do Modelo 3 da sua declaração de IRS , conforme exemplo seguinte:

Declaração de IRS 2017

Com o nosso muito obrigado,
O Conselho de Fábrica da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda

Quer saber onde é aplicada uma pequena parte dos seus impostos?

Pode fazê-lo ao preencher a sua declaração de IRS, destinando 0,5% do imposto liquidado à Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Esta prática, a que se dá o nome de "Consignação Fiscal", é uma forma de solidariedade ao alcance de todas as pessoas, e que não acarretará qualquer custo para si. Basta preencher o campo 1101, quadro 11 da folha de rosto do Modelo 3 da sua declaração de IRS , conforme exemplo seguinte:

Consignação fiscal 2016

 Com o nosso muito obrigado,
O Conselho de Fábrica da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda

No âmbito das comemorações do 49º aniversário Paroquial iremos realizar:

  • Sexta-feira, dia 22 de Janeiro, uma Noite de Fados às 21:30. À semelhança do ano passado, abriremos as portas às 20h00 para quem quiser jantar . Os bilhetes já se encontram à venda. Contamos com a presença de todos!
  • Domingo, dia 24 de Janeiro:
    - às 11:15 horas teremos Celebração Eucarística Solene, na Igreja paroquial;
    - às 13:00 horas teremos almoço partilhado no refeitório do Centro Social;
    - às 15:30 horas teremos celebração de Vésperas Solenes.

A página de facebook é o ponto de partida para uma campanha de fundraising que visa ajudar o Tiago e outros meninos do IPO e conseguirem aceder a tratamentos e ensaios clínicos não disponíveis no nosso país para o tratamento do cancro pediátrico.

É um desses tratamentos que os pais do Tiago querem que faça nos EUA. Saiba mais em: https://www.facebook.com/pelotiaguinho/

Para ajudar: NIB: 0035 0158 00005041300 36 - IBAN: PT50 0035 0158 00005041300 36 BIC SWIFT CGDIPTPL

 

Iremos cantar “as janeiras” às casas que nos quiserem abrir as portas. Todos estamos convidados a integrar o grupo que irá, através do canto e com muita alegria, desejar um “bom ano” às pessoas da nossa Comunidade. Assim, os que puderem e quiserem desafiar o frio concentrar-se-ão na Igreja Paroquial pelas 20h30 do dia 15 e 16 de janeiro (sexta e sábado).
O canto das janeiras decorrerá entre as 21h00 e as 23 horas. Contamos convosco, participando ou abrindo as portas!

“Tu é o Meu Filho muito amado: em TI pus toda a Minha complacência” (Lc 3,22)!

Gesto simbólico:
- Ir ao batistério como quem atravessa a porta da misericórdia

Desafio para a vivência semanal:
-
Redescobrir o Batismo como porta de acesso à comunidade.
- Assumir o compromisso no seio desta comunidade, como discípulo missionário.
- Reler o Evangelho desta solenidade como uma mensagem pessoal de Deus para cada um de nós.

 Sexta-feira, dia 8 de janeiro
- Reunião da Comissão Permanente, pelas 21:30 horas, numa das salas da Igreja paroquial.

 Sábado e Domingo, dias 8 e 9 de janeiro
- Os grupos de catequese retomam a suas atividades pastoraisl.

“Entraram na casa, viram o Menino com Maria, Sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O” (Mt 2,11)!

Gesto simbólico:
- Dar o Menino Jesus a beijar

Desafio para a vivência semanal:
- Ir ao encontro de alguém com quem nunca se teve coragem de dialogar.
- Sair da “zona de conforto” e tornar-se presente daquele que, aparentemente, é mais frágil.
- Rezar pelos irmãos perseguidos, refugiados, impedidos de adorar o Deus Menino em paz

 

A primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-Lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria? Se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos de nos deter em oração para Lhe pedir que volte a cativar-nos. Precisamos de o implorar cada dia, pedir a sua graça para que abra o nosso coração frio e sacuda a nossa vida tíbia e superficial. Colocados diante d’Ele com o coração aberto, deixando que Ele nos olhe, reconhecemos aquele olhar de amor que descobriu Natanael no dia em que Jesus Se fez presente e lhe disse: «Eu vi-te, quando estavas debaixo da figueira!» (Jo 1, 48). Como é doce permanecer diante dum crucifixo ou de joelhos diante do Santíssimo Sacramento, e fazê-lo simplesmente para estar à frente dos seus olhos! Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! Sucede então que, em última análise, «o que nós vimos e ouvimos, isso anunciamos» (1 Jo 1, 3). A melhor motivação para se decidir a comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, é deter-se nas suas páginas e lê-lo com o coração. Se o abordamos desta maneira, a sua beleza deslumbra-nos, volta a cativar-nos vezes sem conta. Por isso, é urgente recuperar um espírito contemplativo, que nos permita redescobrir, cada dia, que somos depositários dum bem que humaniza, que ajuda a levar uma vida nova. Não há nada de melhor para transmitir aos outros.

A alegria do Evangelho, 264, do Papa Francisco

Promovidas pela Faculdade de Teologia da Católica Porto, as Jornadas de Teologia deste ano abordam a temática

“A Economia que mata (EG, 53)
E a Economia que faz viver”

10h00 | Auditório Carvalho Guerra

 

Mais informações e inscrições

Católica Porto - Faculdade de Teologia
Rua Diogo de Botelho, 1327
4169-005 Porto

Iremos cantar “as janeiras” às casas que nos quiserem abrir as portas. Todos estamos convidados a integrar o grupo que irá, através do canto e com muita alegria, desejar um “bom ano” às pessoas da nossa Comunidade. Assim, os que puderem e quiserem desafiar o frio concentrar-se-ão na Igreja Paroquial pelas 20 horas do dia 16 de janeiro (sexta feira).O programa será o seguinte:

Dia 16, 6ª-feira:

  • às 20h - Zona da Previdência

Dia 17, sábado:

  • às 20h - Zona Residencial e Rainha D.Leonor

Dia 18, domingo:

  • às 20h - Bairros da Pasteleira
 janeiras 2015


O canto das janeiras decorrerá entre as 20.30 e as 23 horas. Contamos convosco, participando ou abrindo as portas!

NoiteFados 
O 48º Anivesário da Paróquia celebrar-se-á nos dias 23, com a Noite de Fados no bar da nossa paróquia (abertura pelas 20h00 com jantar e espetáculo pelas 21h30), sendo que os bilhetes já se encontram à venda. No dia 24 e 25 de Janeiro celcebraremos com eucaristia solene. Haverá ainda almoço partilhado no dia 25, após a celebração da eucaristia das 11h15. 
Contamos com a participação de todos!

O segundo período de Catequese inicia no próximo sábado, dia 10 de Janeiro, às 14:00 horas, para os elementos do grupo coral infantil e às 15:00 horas, para a restante catequese de sábado. No domingo, o grupo do 9.º ano inicia a catequese às 10:00 horas da manhã.

Homilia do Papa Francisco

francisco 

«Estará Cristo dividido?» (1 Cor 1, 13). Este repto forte, que São Paulo lança quase ao início da sua Primeira Carta aos Coríntios e que ressoou na liturgia desta tarde, foi escolhido por um grupo de irmãos cristãos do Canadá como linha de fundo para a nossa meditação durante a Semana de Oração deste ano.

Com grande tristeza, o Apóstolo soube que os cristãos de Corinto estão divididos em várias facções. Uns afirmam: «Eu sou de Paulo»; outros dizem: «Eu sou de Apolo»; e outros: «Eu sou de Cefas»; e há ainda quem sustente: «Eu sou de Cristo» (cf. 1 Cor 1, 12). Nem sequer estes que pretendem apelar-se a Cristo podem ser elogiados por Paulo, porque usam o nome do único Salvador para se distanciarem dos outros irmãos dentro da comunidade. Por outras palavras, a experiência particular de cada um, o referimento a algumas pessoas significativas da comunidade tornam-se a norma para julgar a fé dos outros.

Angelus

Queridos irmãos e irmãs, bom dia e bom ano!

No início do novo ano dirijo a todos vós os bons votos mais cordiais de paz e de todo bem. Os meus votos são os da Igreja, cristãos! Não está relacionado ao sentido meio mágico e fatalista de um novo ciclo que inicia. Sabemos que a história tem um centro: Jesus Cristo, encarnado, morto e ressuscitado, que está vivo no meio de nós; tem um fim: o Reino de Deus, Reino de paz, justiça e liberdade no amor; e tem uma força que se move rumo a este fim: a força é o Espírito Santo. Todos nós temos o Espírito Santo que recebemos no Baptismo, e Ele impele-nos a ir em frente na estrada da vida cristã, na estrada da história rumo ao Reino de Deus.

Papa Francisco rezando 

Informações, locais e horários

Ensaio: Dia 8 de janeiro:

  • às 21h, na Igreja Paroquial

Dia 10, 6ª-feira:

  • às 21h - Zona residencial e Bairro Rainha D.Leonor

Dia 11, sábado:

  • às 15h - Bairro Novo e Pasteleira
  • às 21h - Zona da Previdência
 Vamos cantar as janeiras

 

Peregrinos na fé, apóstolos na evangelização do mundo

Pelo quarto ano consecutivo vai realizar-se, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013, a Semana do Consagrado. Como sabemos é uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, a concretizar nas Dioceses e Paróquias, Comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais e com a qual a Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) colabora de forma particular.

O tema “Peregrinos na fé, apóstolos na evangelização do mundo” integra-se na caminhada de Igreja a que o Papa nos convida – o Ano da Fé – e tem relação direta com o envio recebido do Senhor Jesus: ”ide e ensinai”.

Todos estes subsídios estão colocados nas páginas da CIRP (www.cirp.pt) e da ECCLESIA, em dossier destacado (www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2013).

SemanaConsagrado

 

No dia 22 de Janeiro a Paróquia fez 46 anos

Durante a semana, ao nosso jeito e à nossa maneira envolvemos toda a comunidade com algumas atividades.

Programa

25 Janeiro
21:00 - Concerto, na Capela do Sr. e da Srª da Ajuda

26 Janeiro
17:30 - Eucaristia, na Igreja Paroquial

27 Janeiro
09:00 - Eucaristia solene, na Capela do Sr. e da Sr.ª da Ajuda
11:15 - Eucaristica solene, na Igreja Paroquial
12:30 - Almoço partilhado, no Centro Social
15:00 - Apresentação da lenda do Sr. e da Srª da Ajuda, no Auditório da Igreja Paroquial
16:00 - Oraçao de Vésperas, no Auditório da Igreja Paroquial

Capela do Sr. e da Sra. da Ajuda 

Fotos do aniversário

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, Dia Mundial da Paz

manuelclemente

Amados irmãos: Neste primeiro dia de 2013, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, começo por vos saudar vivamente, a todos e cada um dos que viestes a esta Sé, imagem vetusta e acolhedora da Santa Madre Igreja, como se figura no Porto. Tanto quanto o possa fazer, desejo-vos do fundo do coração de Deus as maiores felicidades pessoais, familiares e sociais, para o ano que começa hoje. Felicidade que, para nós, significa graça divina e vida pascal, no Espírito de Cristo, que sempre desafia, corrige e alarga a simples expectativa humana. E, com isto mesmo, desejo-vos aquela paz que os anjos proclamaram no nascimento de Cristo e não deixam de bradar a quem os oiça: «Paz na terra aos homens!».

... merecido ao Conselho Paroquial de Pastoral 2009-2011

Por ele passaram em reflexão e em compromisso dedicado as actividades da Paróquia ao longo de três anos. Alguns dos seus membros já vinham de Conselhos anteriores e contam dezenas de anos de serviço à Paróquia de Nossa Senhora de Ajuda. Neste momento de passagem de funções para o novo Conselho, queremos e devemos testemunhar-lhes a nossa gratidão, o nosso apreço e a necessidade que temos de continuar a tê-los como Conselheiros, quer no novo Conselho, quer como cristãos-leigos integrados nos diversos grupos de serviço paroquial. Estamos gratos a:

- Maurício Maia Gomes, Comissão Fabriqueira
- António Costa Ribeiro, Confraria do Sr. e Sr.ª da Ajuda
- Maria de Fátima Silva Marques, Centro Social
- Teresa Maria Ferreira da Silva, Catequese de Infância
- Maria Adriana Gonçalves Guedes, Catequese da Adolescência
- Ricardo António Filipe Matos, Catequese de Adultos
- Marlene Sofia Alves e Silva, Jovens da Ajuda
- Diogo Ferreira Campos Ceia, Jovens sem Fronteiras
- Maria Helena da Cruz Viegas Mateus, Leitores
- Pedro Miguel Guedes Bernardes, Acólitos
- Zeferino Costa Ferreira, Mec
- Maria Lisete Pinto, Coro
- Maria Cruz Martins Vaz Mendes, Acolhimento ao Baptismo
- Maria José e António Firmino de Sousa, Acolhimento ao Matrimónio
- Maria Margarida da Costa Ferraz, Grupo 3.ª Idade
- Maria Irene Lima, Visitadores aos doentes
- Teresa Guedes Ferreira, Acolhimento aos Residentes
- António Albertino Monteiro, Cursilhos de Cristandade
- Maria João e José Manuel Granja, Fé e Luz
- Ana Maria Mendes Dias, Jornal Encontro
- Manuel Esperança Paiva, Administração
- Nuno Miguel Campos dos Santos Monteiro, Nomeado
- Cristina Maria Freitas de Araújo Sousa, Nomeado
- Raul Manuel Fernando Secretário Bonito, Nomeado
- Manuel António Carneiro da Frada, Nomeado
- Isabel Maria Soares Carneiro, Nomeado
- José Carlos Pinto Silva Mota, Nomeado

Um obrigado especial ou maior se deve dar à comissão Permanente que mais tempo e mais dedicação ofereceu para que não faltasse à Paróquia e ao Pároco, sobretudo na hora da sua transferência, o apoio e a amizade dos seus Paroquianos agradecemos especialmente a:

- Raul Manuel Fernando Secretário Bonito, Maria Helena da Cruz Viegas Mateus, Ricardo António Filipe Matos, Marlene Sofia Alves e Silva, Isabel Maria Soares Carneiro

A alguns destes paroquianos que sempre deram o seu melhor às Paróquia e que deixaram de pertencer ao Novo Conselho, pedimos-lhe encarecidamente que continuem a apoiar a Paróquia.

29 Janeiro, 16 horas

A comunidade de Nª Sra. D' Ajuda, irá no próximo dia 29/Janeiro, às 16 horas, apresentar uma peça de teatro original, intitulada "Natal Hoje".

Esta peça foi escrita por um dos elementos da comunidade e terá a participação de todos os amigos especiais, e não só. É uma peça com muita comédia, mas que também tem uma grande mensagem.

Assim sendo, vem a nossa comunidade convidar todas as comunidades a estarem presentes neste dia.

Os bilhetes são a 2,00€ no geral e 1,00€ para os amigos especiais
Natal Hoje


2012-2014

Igreja Povo de Deus, assim ela é definida pelo Concílio Vaticano II. Formada de homens e mulheres iguais entre si por força do Baptismo que os torna filhos adoptivos de Deus, a Igreja é simultaneamente unidade e diversidade.
É unidade porque dentro dela todos estão igualmente empenhados na transmissão da verdade evangélica, seja pelo exemplo, pela acção ou pela palavra.
Mas também é diversidade porque cada um tem o seu carisma específico. (…)
(Do regulamento do Conselho Paroquial de Pastoral)

Os membros …


Centro Social - Ricardo António Filipe de Matos
Comissão Fabriqueira - Armando Moreira da Silva
Confraria do Sr e Srª da Ajuda - António Costa Ribeiro
Acolhimento ao Baptismo - Isabel Maria da Conceição Coelho da Silva Valente
Acolhimento ao Matrimónio - Maria do Rosário Monteiro e António Monteiro
Acolhimento aos Residentes - Teresa Guedes Ferreira
Acólitos - Cláudia Raquel Loureiro Teixeira
Administração - Manuel Esperança Paiva
Catequese de Adolescentes - Carlos Guilherme da Silva Lima
Catequese de Adultos - Isabel Maria Ribeiro da Cunha Nogueira
Catequese de Infância - Maria Teresa Pinheiro da Costa Teixeira
Coro - Tânia Filipa Oliveira Almeida
Cursilhos de Cristandade - Nuno Miguel Campos dos Santos Monteiro
Fé e Luz - Maria João Neves Barros
Jovens da Ajuda - Marlene Sofia Alves e Silva
Leitores - João Alberto Amaro dos Santos
Ministros Extraordinários da Comunhão - Aurora da Conceição Pinto Magalhães
Rezar com os Maiores - Maria Margarida da Costa Baptista Carvalho Ferraz
Visitadores de Doentes - Mário Dias Sousa
Jornal Encontro - Pedro Barbosa
Membro Nomeado – Maurício Maia Gomes
Membro Nomeado – António Firmino da Silva Sousa
Membro Nomeado – Maria José Sousa
Membro Nomeado – Ana Rita da Cunha Nogueira

Domingo, 22 de Janeiro 2012

Aniversário da Paróquia!
Na vida de uma pessoa, é a meia-idade, talvez um pouco mais. Na vida de instituições seculares como normalmente são as Paróquias, é pouco mais que o início de uma vida que se augura longa e fecunda.
A nossa Paróquia tem este encanto de ser uma paróquia nova; por isso mesmo, próxima das pessoas, com as características dos estratos populacionais que serve e com as actividades adequadas para serem resposta aos apelos que lhe são feitos.
É esta novidade já consolidada por 45 anos de alegre dedicação de muitos (as) paroquianos (as) e de seus dois Párocos que vamos celebrar no próximo domingo, dia 22 de Janeiro.

Convidamos os (as) paroquianos (as) para:

  • A EUCARISTIA, às 11h15, na qual tomarão parte activa os grupos de serviço e o novo CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL;
  • O almoço PARTILHADO, na sala de jantar do CENTRO SOCIAL, às 13h00, para o qual se pede aos (às) participantes que tragam alguma comida e/ou bebida para ser(em) posta(s) à disposição de todos, depois da sopa que o CENTRO SOCIAL prepara e oferece;
  • O CONVÍVIO, às 15h00, no anfiteatro paroquial com a representação da peça FADA ORIANA pela Equipa Formadora e Funcionários do CENTRO SOCIAL.

Todos os Domingos são dia da Paróquia. Este é um Domingo especial que nos pede a presença de algumas horas para nos encontrarmos e ajudarmos a ser PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA AJUDA!

Um tempo de Alegria, partilha e União

Este foi o dia planeado pelos jovens do grupo de Acolhimento aos Residentes, para agradecer aos seminaristas que estiveram connosco, há já algum tempo, e que gostosamente têm partilhado o seu tempo connosco.

Foi ainda em tempo de Natal que os quisemos  agraciar, foram entregues algumas lembranças, e juntamente com a Comunidade se viveu um tempo de Alegria, partilha e União.

Afinal Jesus nasceu para isto. Um bem haja a todos e os que vão partir sejam muito felizes no caminho de Jesus.
Acolhimento


A levar a mensagem de Jesus

Bairro Novo  
Continuamos a levar a mensagem de Jesus, bairro fora, às crianças, aos jovens, e até mesmo aos adultos, que até à data sempre nos receberam bem.

Os seminaristas também nos acompanham, e como acreditamos, que é hoje que temos que preparar o amanhã, assim vamos levando Alegria, Paz, e muita Esperança.


Caríssimas Famílias da Diocese do Porto e particularmente vós, os jovens que nelas cresceis:

Bispo do Porto
Como sabeis o nosso “programa pastoral” incide este ano na Família e na Juventude. Foram as tónicas maiores da avaliação da Missão 2010, para as termos muito presentes em tudo quanto fizermos como Igreja. E assim está a acontecer, graças a Deus, com muitas actividades em curso ou preparação, nas paróquias, vigararias, movimentos, etc, manifestando bem a oportunidade do assunto. Preparado pelos Secretariados Diocesanos, divisa-se já o “Encontro Família e Juventude”, de 1 a 3 de Junho próximo no Porto. Vai ser um grande momento de reflexão, celebração e festa para todos os diocesanos.

22 de Janeiro celebraremos o 45º aniversário

Corria o ano de 1967, no dia 22 de Janeiro, quando o Administrador Apostólico, D. Florentino de Andrade e Silva, dotou a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda com autonomia própria. Surgiu então a paróquia experimental de Nossa Senhora da Ajuda. Já antes, desde umas férias missionárias realizadas por alguns seminaristas da diocese do Porto com o seu superior Pe Carlos Alberto Pereira, surgiu a vontade de haver nos bairros desta região da cidade do Porto a presença de um Padre residente que acompanhasse o povo destes lugares.


Da mensagem do Papa Bento XVI para o XLV Dia Mundial da Paz


[…] Queria, pois, revestir a Mensagem para o XLV Dia Mundial da Paz duma perspectiva educativa: « Educar os jovens para a justiça e a paz », convencido de que eles podem, com o seu entusiasmo e idealismo, oferecer uma nova esperança ao mundo.

Canto das Janeiras
Álbum de fotos do
Canto das Janeiras
(23-10-2010)